quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Projeto da turma do Berçário II.

Projeto: Conhecendo os animais através das artes.

Turma: Berçário II.

Professoras: Denise, Elaine e Elisabete.

Justificativa:


     Nesse semestre refletimos o que poderia ser atrativo para as crianças e, ao mesmo tempo, continuar proporcionando momentos de socialização e afetividade entre elas. Analisando nosso dia-a-dia percebemos o quanto nossas crianças apreciam o mundo animal, por isso conhecer e explorar essa fauna presente ao nosso redor é um desafio. O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) (2001, p. 188) nos trás que “A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como relacionadas à sua saúde”.
     Esse projeto tem por finalidade ampliar o repertório de imagens e sons dos animais conhecidos pela turma, enfatizando o respeito e o cuidado com os mesmos. Segundo o RCNEI (p. 188) “o trabalho com seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural”.
      Pensamos também maneiras de inserir em nosso cotidiano os diversos gêneros artísticos como, por exemplo, a literatura infantil, obras de arte, entre outros, a fim de ampliar as experiências do grupo e instigar a curiosidade. O RCNEI (p.103) nos trás que “é aconselhável que, por meio da apreciação, as crianças reconheçam e estabeleçam relações com o seu universo, podendo conter pessoas, animais, objetos específicos às culturas regionais, cenas familiares, cores, formas, linhas etc”.


Situação problema: Como auxiliar as crianças a desenvolverem a consciência ambiental utilizando a arte como instrumento?


Objetivos Gerais:

* Apresentar vários animais através da arte;

* Contribuir para o desenvolvimento da afetividade;

* Oportunizar momentos lúdicos em que as crianças possam conhecer os animais.

Cronograma: 3 meses.

Recursos: Livros de literatura infantil, poesias, CDs, DVDs, fotos de animais, fotos de obras de arte, guache, craft, papelão, material reciclável, revista, TNT, entre outros.
 
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001 3 v.

CONHECENDO OS PASSARINHOS...
 



CONHECENDO OS COELHOS...








CONFECÇÃO DE UM ANIMAL COM MATERIAL RECICLÁVEL





PASSEIO AO SÍTIO RANCHO ALEGRE COM AS TURMAS DO MATERNAL I E II.











AVALIAÇÃO DO PROJETO:

      As crianças do Berçário II estão cada dia mais curiosas e comunicativas, por isso o projeto “conhecendo os animais através das artes” foi bem desenvolvido e recebido por todos. Como percebemos o encantamento das crianças pelo mundo animal, começamos a instigar a curiosidade delas ainda mais. Apresentamos alguns animais já conhecidos, como a borboleta, o cachorro e o gato, utilizando outros recursos como obras de arte de Romero Britto, Anita Malfatti e Bira Câmara, assim ampliando o repertório de imagens conhecidas pela turma, que ficavam atentas ao que estava sendo mostrado.
      Em roda de conversa, apresentamos imagens reais e ilustrações de alguns animais desconhecidos pelas crianças, como o canguru, o tubarão e o pinguim, que despertaram muitos questionamentos e dúvidas: “é um cavalo?” uma criança se referindo ao canguru. “É brabo?” pergunta sobre o tubarão.
      Apresentamos diversas músicas como o CD “A arca de Noé” de Vinicius de Moraes e o CD “Bebê Mais Bichos” com diversos sons de animais, a fim de favorecer o desenvolvimento da linguagem e o contato com gêneros musicais. Esses momentos foram de muita alegria para todos, que se expressavam dançando, balbuciando ou cantando trechos das músicas.
      Outro momento muito apreciado e que cada dia as crianças participam mais é o da contação de história com livros infantis, dramatizações com fantoches ou fantasias, recitação de poemas e poesias, que despertam muita curiosidade.
      As visitas que recebemos dos animais de estimação das famílias foram muito agradáveis, o coelho e o passarinho chamaram a atenção de todos, que observavam os movimentos dos animais, os sons emitidos e as suas alimentações. Nosso passeio nas ruas em redor do CEI para observarmos os animais da vizinhança também foi muito apreciado, encontramos vários cachorros, gato e passarinho.
      Em todos os momentos do projeto o respeito e cuidado com os animais foram enfatizados e incentivados. Muitos animais ainda não foram conhecidos, mas dos que foram apresentados as crianças apreciaram, observaram, questionaram, respeitaram, e principalmente tudo foi realizado de maneira lúdica e através de brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário