sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto: Brincando e conhecendo o corpo humano - II Período Integral - Parte 5

CALÇADA DAS SENSAÇÕES

      As professoras estavam explorando o tato e aproveitaram para propor as crianças que experimentassem as diferentes texturas e sensações oportunizadas com a calçada. Cada criança expressou suas percepções.

O que a turma aprendeu:
      Com esta proposta aprenderam a conhecer e a sentir outros tipos de texturas presentes no seu dia a dia. A maioria da turma ressaltou gostar mais do “lisinho” porque os outros “arranhava” um pouquinho. O João Pedro explorou até as britas que estavam próximas à calçada.










ESCUTANDO O CORAÇÃO


      As professoras inicialmente pediram que colocassem as mãos no peito para que tentassem “sentir” alguma coisa, a proposta era que identificassem as batidas do coração. Em seguida, foram apresentadas imagens para que as crianças identificassem o órgão que iríamos explorar.
      Realizamos um movimento com as nossas mãos, fechando-a com força e abrindo, para compreender que é este movimento que o coração realiza muitas vezes durante o dia. Em seguida, foi proposto que por meio de um rolo de papel higiênico eles tentassem escutar as batidas do coração dos colegas. Foram muitas as expressões de ansiedade e o silêncio para que conseguissem ouvir o coração batendo.

O que a turma aprendeu:
      Com esta proposta as crianças aprenderam um pouco mais sobre o coração, escutando-o. Algumas crianças repetiram o “som” fazendo para os colegas seus próprios ritmos. As expressões alternaram-se em espanto, alegria, curiosidade, satisfação. 









EXPLORANDO OS SENTIDOS


      As professoras trouxeram duas caixas surpresas que continham: gelo, esponja, plástico e água morna, convidando as crianças para manusearem de olhos fechados, expressando suas sensações.

O que a turma aprendeu:

      Com essa proposta as crianças manusearam os materiais, percebendo suas características e relatando-as ao grupo.  










MASSAGEM RELAXANTE


      Primeiramente conversamos sobre o que era massagem e os cuidados que precisaríamos ter quando realizarmos a massagem no amigo. Disponibilizamos pincéis e formamos duplas para a realização da atividade. No momento do sono realizamos novamente a sessão de massagem, oportunizando balões com água. O ambiente foi preparado para a melhor execução da atividade com músicas com sons da natureza e pouca luz. As professoras também participaram desse momento fazendo e recebendo massagem das crianças.

O que a turma aprendeu:

      Com está proposta oportunizamos as crianças a interação entre o grupo, enfatizando os cuidados e o respeito com o outro, relatando suas sensações durante a execução da massagem.
      A Ana Beatriz ria, o Kauan ficou concentrado na massagem. João Pedro sentiu cócegas, rindo muito nesse momento. Maria Heloiza e Milena ficaram concentradas aproveitando a massagem. Andrey, Aline e Rafael gargalhavam durante a atividade.
      Com a massagem utilizando o balão as crianças expressaram diferentes opiniões “é geladinho”, “é gostoso”, “eu gostei dessa atividade pro”, etc.






QUE CHEIRINHO É ESSE?



      Colocamos vários produtos com aromas característicos em potes de iogurte e chamamos as crianças para adivinharem que cheiro era.


O que a turma aprendeu:

      Com essa proposta as crianças aguçaram seu olfato de maneira a assimilar o cheiro com o seu produto. A Aline comentou “profe eu sei qual é, é café”, Nikolas Davi e Vinícius pensaram um pouco e logo responderam, acertando. Karolina comentou empolgada “eu sei, eu sei é pasta de dente”. Vitor Hugo ao sentir o cheiro da alcachofra falou “ui o que é isso”?







QUE GOSTINHO É ESSE?


      Colocamos em copos descartáveis alimentos como sal, açúcar, café amargo e gelatina e cada criança experimentou um pouco.


O que a turma aprendeu:
      Com essa atividade experimentaram outros sabores, reconhecendo e expressando suas falas e sensações ao grupo. Karolina e Kauan, quando provaram o café amargo expressaram-se com diversas caretas. Rafael quando provou o doce falou “esse é muito bom”. Todos adoraram o sabor da gelatina.






Nenhum comentário:

Postar um comentário