sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto: Brincando e conhecendo o corpo humano - II Período Integral - Parte 7

ENCERRAMENTO DO PROJETO

      Primeiramente, conversamos com as crianças sobre como poderíamos realizar este momento, solicitando sugestões. Após expressarem suas falas, realizamos uma votação para decidir qual ideia faríamos. Após a decisão final, conversamos sobre os detalhes como: figurinos, data, local, convites, ensaios e os convidados. Neste debate, surgiu a ideia de fazer uma surpresa para os pais em um outro momento.

O que a turma aprendeu:
      Com essa proposta observamos os aprendizados mais significativos para as crianças durante a execução do projeto. Foram relatadas informações sobre os ossos, órgãos, animais que possuem e não possuem ossos, além da superação ao expressar seus aprendizados em público.


Apresentação do encerramento do projeto para as turmas do CEI




Encerramento do projeto com as famílias








A surpresa para os familiares: O piquenique de frutas
 


AVALIAÇÃO DO PROJETO

      As curiosidades estão presentes nas crianças desde muito cedo, seus questionamentos em compreender o mundo a sua volta fazem parte do cotidiano da educação infantil. Com este projeto, conseguimos observar as potencialidades criativas em cada criança e sua vontade pela busca do saber. Durante o desenvolvimento deste projeto, as crianças participaram com grande interesse de todas as propostas, criando, inventando e se divertindo ao adquirir novos saberes.
      Conforme os resultados apresentados pela turma, concluímos que as crianças atingiram os objetivos deste projeto, conhecendo e expressando com propriedade seus conhecimentos prévios referentes ao próprio corpo, questionando e compartilhando informações com a turma e professoras. O objetivo inicial superou nossas expectativas, pois o interesse foi ainda maior do que havia sido esperado.
      Sabe-se o quanto é importante iniciar um projeto que desperte o interesse das crianças e, com este tema, a compreensão dos conceitos científicos, o imaginário, as propostas em busca de novos conhecimentos, curiosidades envolvendo os familiares estiveram presentes em várias etapas e as crianças acompanharam todo este trajeto, ansiosas em descobrir cada vez mais, contribuindo com novos questionamentos para juntos descobrir suas respostas.
      Foi muito bom realizarmos este projeto com esta turma, o retorno e o interesse foi super gratificante! Desejamos no próximo semestre encaminharmos novas atividades que despertem tanto interesse das crianças quanto este projeto e contamos com a participação de todos!

"Toda criança é artista, o problema é como permanecer artista quando crescer". (Pablo Picasso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário