quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto: Pequeno Cientista - Parte 1

Projeto: Pequeno Cientista

      Durante este ano, a turma do I Período Matutino da professora Giovana da Conceição Ramos Martins decidiu investigar em seu projeto o universo dos insetos e dos animais nocivos ao homem. Desta forma, segue abaixo maiores informações sobre esta viagem.

Justificativa:


      Através de uma brincadeira realizada em sala com a música “A dona aranha subiu pela parede”, observei o interesse das crianças pelos animais nocivos a nossa saúde e pelos insetos, questionando como eles se alimentavam, porque usavam seu veneno para se defender, onde moravam, entre outras dúvidas. Após esses questionamentos observei que o tema despertou interesse e curiosidade, por este motivo o grupo decidiu que o projeto da turma seria: “Pequenos Cientistas”.
      Quando iniciamos um projeto com perguntas instigantes, guiamos as crianças para o universo que se quer conhecer. Essas indagações fazem com que elas pensem e reflitam sobre os assuntos propostos, trazendo a pesquisa para o seu dia-a-dia, satisfazendo suas curiosidades e relacionando-as ao meio em que vivem.
      A partir do momento em que a criança entra em contato com outros meios de informação, perceberão que há uma infinidade de respostas para as perguntas do cotidiano.
      Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p.144): "O trabalho com os seres vivos [...] oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente".
      Dessa forma, iremos proporcionar atividades que contribuam para que a criança possa comparar diversos tipos de animais, sua reprodução, seu habitat, as doenças transmitidas pelos mesmos, os cuidados e higiene para evitar a proliferação desses animais e insetos, bem como sua importância para o meio ambiente e a função de cada um na natureza.

Objetivos Gerais:
  • Oportunizar situações que possibilitem à classificação de diferentes animais nocivos a saúde pelas suas características, diferenças e semelhanças;
  • Favorecer o desenvolvimento da cidadania, incentivando uma preocupação com a transmissão de doenças causadas por esses animais e a sua proliferação;
  • Conhecer o modo de vida e as características dos insetos;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância desses animais na preservação do meio ambiente.
 Avaliação:
       Será de forma contínua, através de observações e registros diários das crianças, durante o andamento do projeto. Serão observados o interesse, a participação e a colaboração das crianças no decorrer das atividades, observando alguns pontos relevantes ao desenvolvimento e ao aprendizado dos mesmos como:
* O que as crianças já sabiam sobre o assunto?
* O que aprenderam no decorrer do projeto?
Referências:
BRASIL, Ministério da educação e do desporto. Secretaria de educação Fundamental. Referencial Curricular nacional para Educação Infantil. Brasília, 1998.v.1

Conversação para iniciar o projeto


      Para dar início ao desenvolvimento do projeto, realizei uma conversação com o grupo sobre o tema “Pequenos Cientistas”. Perguntei quais insetos e animais nocivos gostariam de conhecer, sobre onde iríamos pesquisar, quais fontes de pesquisas iríamos utilizar. Várias foram às opiniões: Victor ao ouvir a palavra pesquisa logo falou: “Já sei é na internet”, Marcelle disse: “é só na internet”, questionei se poderíamos utilizar livros e revistas para pesquisarmos e o grupo respondeu que nos livros iríamos encontrar fotos.
Após esses questionamentos as crianças tiveram a oportunidade de falar quais insetos e animais fariam parte da nossa pesquisa. Bruna falou: “Quero conhecer o sapo”, Kauan disse: “Pro quero conhecer a cobra menino”, Erik e Gabriel queriam conhecer as aranhas venenosas e como elas fazem à teia, Victor pediu: “Pro quero conhecer o mosquito da dengue, porque eu vi na TV que tem espalhado por toda a Joinville larva do mosquito”.
      Assim, as crianças sugeriram muitos insetos que serão pesquisados no decorrer do projeto.



Pesquisa sobre a cobra Cascavel



      Apresentei para as crianças algumas figuras da cobra Cascavel para observarem. Após questionei se sabiam algo sobre esse animal: Guilherme: “Elas têm veneno”, Maria Luiza: “ela morde”, Jenifer: “ela tem a casca dura”, Marcelle: “ela se arrasta”. Expliquei que Cascavel é o nome genérico dado às cobras venenosas do gênero Crotalus e Sistrurus, elas possuem um chocalho característico na cauda, essa espécie pode ser encontrada em todo o continente. Após conhecermos as características e observarmos as fotos, assistimos um documentário, aprendendo sobre seus hábitos, alimentação, habitat etc. Observei que houve um grande interesse por parte das crianças em conhecer esse animal. Com essa atividade o grupo pode compreender a importância de cada ser vivo no meio ambiente, aprendendo a respeitar a natureza e os animais que nela habitam.




Conhecendo o Mosquito da Dengue


      A professora iniciou a atividade com algumas informações sobre as características do Aedes Aegypti, nesse momento questionei se eles sabiam algo sobre esse mosquito: Victor disse: “ele pica e chupa o sangue”, Erik falou: “sabe por que os mosquitos picam, porque eles têm fome”, Ana Luiza comentou toda animada: “meu Deus pro, minha madrinha nem coloca areia nos pratinhos, só coloca água, eu vou ter que ligar pra ela”.
      Após os comentários das crianças, disponibilizei algumas imagens do mosquito para observarem, comentando que são insetos bem perigosos para as pessoas, que se reproduzem em pequenas poças de água de preferência parada e limpa, sua cor característica é preta com listras brancas, o macho se alimenta de folhas adocicadas e a fêmea se alimenta de sangue, no momento da picada já transmite o vírus da Dengue e da Febre Amarela. Também assistimos um documentário com informações importantes sobre a sua reprodução, os locais onde são encontrados e o contato com as pessoas.
      Para finalizar a pesquisa observamos imagens do mosquito, com suas características predominantes. Com a realização dessa atividade as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mosquito em questão, bem como adquirir hábitos de higiene em suas residências.


Distribuição de panfletos


      Recebemos do posto de saúde Parque Joinville panfletos informativos sobre o contágio da Dengue, então, primeiramente distribuímos entre as crianças do CEI para que pudessem compartilhar com seus familiares informações importantes a respeito da Dengue. Para exercermos nossa cidadania e compartilharmos com a comunidade o que aprendemos no dia-a-dia do CEI, saímos às ruas para distribuir esse material explicativo sobre os cuidados que a população deve ter com esse inseto tão perigoso a saúde de todos. As crianças batiam palmas em frente às residências e entregavam o panfleto falando: “O dona de casa é sobre o mosquito da Dengue’’.
      A turma ficou bem animada e queria percorrer muitas ruas entregando o material, cada pessoa que encontravam perguntavam: “Vocês querem um panfleto da Dengue”?, as pessoas alegremente recebiam e parabenizavam as crianças. Com essa atividade o grupo pode se conscientizar da importância de conhecermos o mosquito da Dengue e as várias formas de contágio.

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