quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto: Pequeno Cientista - Parte 2

Conhecendo as características das abelhas


      Para aguçar a curiosidade das crianças coloquei em um saco surpresa uma abelha de brinquedo, as crianças tocaram-na para sentirem o formato, tamanho, etc. Questionei sobre o tipo de inseto que estava dentro do saco surpresa, dando algumas dicas. Ao ouvirem as dicas o Erik falou: “ë uma abelha’’. Retirei a abelha de brinquedo do saco, a turma teve a oportunidade de observar e sentir a textura do objeto, explorando sua forma, cor e tamanho. Comparamos a abelha de brinquedo com a real, destacando as partes que estavam faltando do brinquedo, para ser parecido com um inseto real. Após as crianças comentaram: Erik: “eu vi uma abelha no muro da minha avó, ela era bem pequena e era o rei”, Jenifer: “ela pega pozinho da flor e transforma em mel”.
      Nesse momento, apresentei fotos de abelhas na colméia e expliquei algumas características desse inseto, como por exemplo, que a abelha rainha é responsável por ficar na colméia cuidando dos ovos, enquanto as operárias coletam pólen, geralmente uma rainha é maior que as operárias e os machos não permanecem na colméia com as fêmeas. Possui um ferrão que é usado para injetar veneno nos predadores, suas antenas servem como escuta e conseguem se localizar através da vibração das mesmas, se alimenta de néctar. Novamente o grupo expôs suas ideias sobre esse fascinante inseto: Jenifer: “ela pega pozinho na flor e o macho é o zangado’’, Nicoly rapidamente falou: “não é zangado é zangão’’. Observei que essa atividade despertou no grupo o interesse em conhecer mais sobre a abelha, bem como sua importância na preservação do meio ambiente.


Provando o mel


      Trouxe para a sala favos de mel e cada criança pegou um pouco para sentir o sabor. Após provarem esse rico alimento, as crianças opinaram: Kelvin: “mel é para quando a gente fica doente”, Jenifer: “tem gostinho de doce de uva”, Kelvin novamente pediu para falar: “é gosto doce”, Guilherme: “tem sabor de mel”. Após provarem e descobrirem como as abelhas trabalham para fabricar o mel, as crianças se animaram para experimentar novos alimentos com este ingrediente. Com essa atividade o grupo se conscientizou da importância das abelhas na transformação da natureza.


Preparando uma receita com mel


      Como tínhamos conhecido as características das abelhas e experimentado o mel, aproveitamos para incluir esse rico alimento em nossa alimentação. Convidamos a Sonia, mãe da Ana Luiza para vir até o CEI preparar um docinho feito com mel. Nesse dia, as crianças aproveitaram para colocar a mão na massa e modelar os docinhos, fizeram bolinhas, bonecos e até a abelhinha, a rainha da festa. Após o preparo, saboreamos os docinhos, surgindo vários comentários como: Victor: “que cheiro gostoso”, Kelvin: “Que gostoso vou pedir para minha mãe fazer para mim”.
      As crianças agradeceram a Sonia pela colaboração na realização da receita, falaram que foi muito legal a sua participação e esperamos contar com a sua colaboração em outras atividades que forem realizadas no CEI. Então, a mãe da Ana Luiza parabenizou o grupo, falou que ficou muito contente com o convite e que nosso projeto é muito importante para aprendermos cada vez mais. Com essa atividade o grupo pode conhecer as diferentes utilidades do mel, bem como sua importância no preparo da nossa alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário