quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto: Pequeno Cientista - Parte 2

Conhecendo as características das abelhas



      Para aguçar a curiosidade das crianças coloquei em um saco surpresa uma abelha de brinquedo, as crianças tocaram-na para sentirem o formato, tamanho, etc. Questionei sobre o tipo de inseto que estava dentro do saco surpresa, dando algumas dicas. Ao ouvirem as dicas o Guilherme falou: "Eu senti a pele de um bicho pequeno". Retirei a abelha de brinquedo do saco, a turma teve a oportunidade de observar e sentir a textura do objeto, explorando sua forma, cor e tamanho. Comparamos a abelha de brinquedo com a real, destacando as partes que estavam faltando do brinquedo, para ser parecido com um inseto real. Após as crianças comentaram: Guilherme: "Eu sei onde vive é na colméia", Henrique: "Ela faz mel", Julia disse: "Ela faz mel e é muito importante para a natureza".
      Nesse momento, apresentei fotos de abelhas na colméia e expliquei algumas características desse inseto, como por exemplo, que a abelha rainha é responsável por ficar na colméia cuidando dos ovos, enquanto as operárias coletam pólen, geralmente uma rainha é maior que as operárias e os machos não permanecem na colméia com as fêmeas. Possui um ferrão que é usado para injetar veneno nos predadores, suas antenas servem como escuta e conseguem se localizar através da vibração das mesmas, se alimenta de néctar. Novamente o grupo expôs suas ideias sobre esse fascinante inseto: Eduardo: "ela voa e pega pozinho na flor", Willian: "ela pica com o ferrão e fica inchado". Observei que essa atividade despertou no grupo o interesse em conhecer mais sobre a abelha, bem como sua importância na preservação do meio ambiente.


Provando o mel

      Trouxe para a sala favos de mel e cada criança pegou um pouco para sentir o sabor. Após provarem esse rico alimento, as crianças opinaram: Guilherme: "eu engoli um pouquinho e achei docinho", Luiz Gustavo: "tava bem bom o melzinho", Julia: "é gostoso e bem docinho e é bom para tomar chá", Elias: "tem o sabor de mel". Após provarem e descobrirem como as abelhas trabalham para fabricar o mel, as crianças se animaram para experimentar novos alimentos com este ingrediente. Com essa atividade o grupo se conscientizou da importância das abelhas na transformação da natureza.




Preparando uma receita com mel


      Como tínhamos conhecido as características das abelhas e experimentado o mel, aproveitamos para incluir esse rico alimento em nossa alimentação. Convidamos a Luciane, mãe do Gabriel para vir até o CEI preparar um bolo feito com mel. Observaram atentos ao preparo da receita, demonstrando curiosidade.  Após o preparo, saboreamos o bolo, surgindo vários comentários como: Gabriely: "que cheiro gostoso, eu vou pedir para minha avó fazer um para mim", Julia: "que gostoso, vou pedir para minha mãe fazer para mim", Gabriel era só alegria com a presença da sua mãe na sala, participando das atividades.
      As crianças agradeceram a Luciane pela colaboração na realização da receita, falaram que foi muito legal a sua participação e esperamos contar com a sua colaboração em outras atividades que forem realizadas no CEI. Então, a mãe do Gabriel parabenizou o grupo e falou que ficou muito contente com o convite. A receita fez o maior sucesso entre as crianças, todos queriam contar para os pais como era feito o tal bolo de mel, a professora escreveu a receita e enviou para todos os familiares, nomeando o bolo como "Bolo de mel do primeiro período". Com essa atividade o grupo pode conhecer as diferentes utilidades do mel, bem como sua importância no preparo da nossa alimentação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário