quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto: Explorando contos da literatura infantil - Maternal I - Parte 3

Escrevendo a carta para a Galinha Ruiva

    Organizamos uma roda de conversa, relembrando a sequência da história da galinha ruiva, questionamos sobre o local onde acontece a história, sobre o nome e característica dos personagens e o que aconteceu com eles. As crianças responderam corretamente os questionamentos, demonstrando bom entendimento da história.
    Em seguida, a professora questionou: “Crianças o que vocês acham de escrevermos uma carta para a galinha ruiva pedindo a receita do bolo de milho”? Todos se interessaram pela ideia, então, com a ajuda de todos, a professora escreveu a carta, comunicando que o carteiro virá buscá-la, pois só ele sabe onde a galinha mora.
    As crianças participaram com interesse, demonstrando curiosidade e expectativa quanto à resposta da carta, adentrando no mundo do faz de conta, enriquecendo a imaginação. O carteiro chegou no momento em que as crianças estavam brincando na quadra. Quase não acreditaram ao perceber que realmente a nossa carta seria entregue a galinha ruiva pelo carteiro. Após a entrega da carta, ficaram curiosos olhando em que direção o carteiro foi.


 


Conhecendo o milho verde

     Iniciamos a proposta, trazendo para a sala diversas espigas de milho verde. A professora tirou da sacola e começou a descascar o milho lentamente, instigando a curiosidade das crianças e perguntando: “O que será que tem aqui dentro”? Henrique disse: “É banana”! Quando começou a aparecer a espiga Ana Julia Reges falou: “É milho profe”! Maiane, ao perceber os “cabelos” do milho disse: “Ui! Que nojo”!
    A professora explicou que este milho é o mesmo que a galinha Ruiva usou para fazer o bolo na história. Em seguida, as crianças ajudaram a descascar o milho, explorando a textura da palha e dos grãos. Depois, fomos até a cozinha pedir a colaboração das cozinheiras para prepará-lo.
    Mais tarde, a professora trouxe a bacia com o milho já cozido para a degustação das crianças. Todos olharam com curiosidade, cheiraram e comeram com vontade. Apenas Maiane não quis provar, mesmo sendo incentivada pelas professoras.
    Com esta atividade as crianças, além de aperfeiçoar o olfato e o paladar, puderam aprender a importância do trabalho em equipe, percebendo que o milho só ficou pronto depois que todos colaboraram descascando e levando-o para cozinhar.

 

 


Recebendo a carta da Galinha Ruiva

     A professora relembrou com as crianças o momento em que escrevemos a carta para a Galinha Ruiva, pedindo a receita do bolo de milho, no meio da conversa o carteiro bateu na porta, trazendo a carta. As crianças pediram para a professora abrir logo a carta, assim que abriu a receita ali estava, tinha também um bilhete da galinha ruiva, dizendo que tinha certeza de que eles iriam gostar muito do bolo, assim como ela e seus pintinhos.
    Em seguida, a professora leu a receita explorando os ingredientes e combinamos que em outro momento iremos juntos fazer o bolo.




Preparando o bolo da Galinha Ruiva

     A professora leu novamente a carta que recebemos com a receita enviada pela galinha ruiva. Depois fomos com as crianças para o refeitório, com cuidado exploramos os ingredientes e confeccionamos o bolo de milho.
    As crianças observaram com curiosidade os ingredientes da receita. Exploraram o ovo, quando a professora quebrou a sua casca, a Ana Julia falou: “é amarelo, profe”, identificando a cor amarela. Pouco a pouco, cada criança teve a oportunidade de contribuir para o preparo do bolo, Matheus adicionou o açúcar, a Giovana o trigo e o Wendell ajudou a misturar os ingredientes.
    Com esta atividade, as crianças aprenderam a realizar tarefas coletivas, valorizando o resultado final.

 

 


Experimentando o bolo de milho

     A professora trouxe para a sala o bolo já pronto. Todos olharam com curiosidade, tentando pegar. Então, as professoras junto com as crianças, organizaram o ambiente para fazermos o lanche.
    Com todos acomodados as professoras serviram as crianças, que saborearam o bolo feito com a colaboração de todos.
    Para as crianças do período integral, esta atividade foi mais significativa, pois participaram de todo o processo de preparação do bolo de milho, já a maioria das crianças que frequentam a turma apenas meio período, mesmo com o incentivo das professoras, não quiseram provar o bolo de milho. Com esta observação, constatamos que a aprendizagem das crianças torna-se mais significativa quando elas participam de todo o processo, como por exemplo, da preparação do bolo de milho.

 

 


Recebendo um presente da Galinha Ruiva
 
     Durante uma roda de conversa, a professora falou para as crianças que a galinha ruiva deixou um presente para todos escondido no jardim, questionando o grupo sobre o que poderia ser. Sophia respondeu: “É um bolo de milho profe”, associando com os acontecimentos da história.
    Em seguida, convidou as crianças para irmos ao jardim em frente ao CEI procurar o presente. As crianças andaram pela grama procurando entre as plantas, nos cantinhos do jardim, tentando encontrar o presente. Logo a Sophia visualizou um embrulho embaixo dos arbustos, afastou as folhas da planta, tentando pegar o presente, neste momento todos correram para abrir e ver o que tinha dentro.
    Sentados na grama Pollyana e Erick ajudaram a abrir o pacote do presente, logo apareceu à surpresa, um livro, disse Ana Júlia, Sophia falou: “É a história dos três porquinhos, Janete”! Felizes com o presente deixado pala galinha ruiva, as crianças exploraram as suas imagens.
 
 

 

 

Um comentário:

  1. sou professora do maternal adorei este projeto, parabéns pelo trabalho rico que voces estão realizando essas trocas da realidade deixa á nossa educação mais clara.

    ResponderExcluir