quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto: Explorando contos da literatura infantil - Maternal I - Parte 4

Pintando as casas dos três porquinhos
 
     Relembramos a história dos três porquinhos, em seguida disponibilizamos pincéis e potes com tinta para que as crianças pintassem a casinha dos personagens.
    Durante esta atividade percebemos que gradativamente as crianças estão aperfeiçoando os movimentos finos, já que conseguiram manusear o pincel com mais facilidade.
    As crianças realizaram a atividade, demonstrando entusiasmo e prazer, misturaram as tintas, inventaram novas cores e, aos poucos, a casa foi ficando colorida, realizaram a atividade em harmonia, dividindo o espaço tranquilamente.
 

 

  
 
 
Construindo a casa de palha
 
     Conversamos com a turma, apresentando a casa de papelão pintada no dia anterior. Por alguns instantes, incentivamos as crianças para que apreciassem suas próprias criações artísticas, todos observaram e exploraram com cuidado, em seguida a professora explicou que neste dia iríamos colar as palhas na fachada da casa, dividimos todos em pequenos grupos, as crianças exploraram este material com entusiasmo, concentração e interesse, sentindo sua textura e iniciaram a colagem da palha na casinha.
    Desta forma, puderam aperfeiçoar os movimentos finos ao manipular o pincel, espalhando a cola e exploraram diferentes materiais, conhecendo suas possibilidades.
 
 

 

 
 
 
Construindo a casa de madeira
 
     A professora relembrou a construção da casa de palha, questionou sobre a sequência da história dos Três Porquinhos, em seguida apresentou vários palitos de picolé, explicando que os palitos também são feitos de madeira, assim como a casa do porquinho.
    Depois, entregou os pincéis e cola e as crianças foram colando os palitos na casinha. As crianças se interessaram pela atividade, aos poucos foram passando a cola na casinha utilizando o pincel, em seguida colaram os palitos em várias direções. Conforme a casa ia ficando pronta às crianças iam admirando o resultado. Maria Helena falou: “Ficou linda nossa casa profe! Acho que porquinho vai gostar”!
 
 

 

Dramatização da história dos três porquinhos
 
     A professora mostrou as casas dos porquinhos que foram construídas pelas crianças, todos olharam admirados suas próprias criações artísticas. Na sequência, as crianças escolheram o personagem que iriam representar e colocaram as máscaras, demonstrando entusiasmo.
 
    Inicialmente, as crianças dramatizaram a história orientados pelas professoras, ensaiaram algumas vezes e, gradativamente, foram aprendendo a sequência da história, realizando a proposta com interesse. Maria Helena havia pedido para interpretar o lobo mau, no entanto quando chegou o momento de entrar em cena, começou a chorar, demonstrando receio, preferiu ficar apenas assistindo. Todos demonstraram interesse e alegria ao realizar a dramatização de forma calma e tranquila, assim progressivamente esta atividade proporcionou as crianças o desenvolvimento da expressão artística.
 
 

 
 
 
Avaliação do projeto
 
   A avaliação aconteceu mediante a observação das crianças quanto as suas atitudes em relação ao outro, sendo que o grupo já demonstra capacidade de brincar coletivamente, progressivamente aprenderam a respeitar as regras, ouvir e respeitar o amigo, dividir espaços e esperar a sua vez, também aprenderam a dividir tarefas como guardar brinquedos e manter a organização da sala. Realizaram as atividades de faz de conta, demonstrando grande interesse pelas histórias, vivenciando diversas situações de desenvolvimento da imaginação.
    Acreditamos que o envolvimento das crianças no projeto foi fundamental para que pudessem expressar seus sentimentos e aprender a lidar com suas emoções, mostrando-se mais seguros e independentes, capazes de recontar as histórias a seu modo, ampliando o seu mundo imaginário, participando com emoção e entusiasmo das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário