terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Projeto: Um mundo de Sensações - Maternal II - Parte 6

História Vivenciada: "João e Maria"


     A turma havia construído anteriormente uma casinha feita de caixas de papelão e papel craft, e colado diversos papéis de doces, mas não sabiam o motivo desta construção, pois as professoras fizeram suspense, criando um clima de surpresa.
    Depois, colocamos a casinha na parte externa do CEI e uma das professoras caracterizada de bruxa, escondeu-se dentro dela. Então, a história de João e Maria começou a ser contada pela professora Sandra, que sugeriu a sua dramatização, sendo que um dos colegas seria o João e outro a Maria, além de outras duas crianças interpretariam os pais.
    A história conta que um casal tinha dois filhos, que na nossa versão seriam: Nathan como João, Thuany como Maria, o pai foi o Gabriel e a Madrasta a Beatriz. Eles decidiram abandonar as crianças na floresta devido à pobreza em que se encontravam. Como João tinha escutado o plano dos pais teve uma ideia muito inteligente de marcar o caminho que fariam até a floresta para que assim pudessem voltar para casa.
    Então as crianças, começaram a dramatizar a história marcando o caminho com pedrinhas através do CEI, sem saber que encontrariam a casa da bruxa. Quando eles chegaram à casinha, ficaram surpresos, mas ainda não sabiam que a bruxa estaria lá dentro. Então, começaram a fazer de conta que comiam os doces conforme a história e a bruxa começou a interagir perguntando quem ousava comer sua casa. Na sequência, ela saiu da casa e então a história aconteceu com muita interação do grupo e de forma divertida. As crianças vibraram ao ver como tudo aconteceu. Elas gritavam, riam, pois essa bruxa era bem engraçada. Um tanto atrapalhada e no fim da história João e Maria conseguiram escapar dela, empurrando a pobre bruxa para dentro do caldeirão. Todos ficaram surpresos, encantados e, algumas crianças desconfiadas de que essa Bruxa era a professora Zelir, mas não tinham certeza, pois o disfarce foi muito bom, mesmo assim arriscavam dizendo: “A bruxa era a Prô Zelir”. Kezya disse: “Era sim porque eu vi o pé dela”. “Estava com o mesmo sapato”, observou o Eliseu. “Era ela sim” concluiu Andrew.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 


Reapresentação da história na Semana das Crianças

    A reapresentação da história foi uma sugestão das professoras de outras turmas, que assistiram quando a apresentamos pela primeira vez. Ficamos muito felizes, pois percebemos que todos adoraram a nossa performance e a repetimos para todos no Momento Cultural. Foi um sucesso a reapresentação.
 
 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
Passarela colorida
 
     As professoras montaram uma passarela feita a partir de tiras coloridas de tecido e colocaram em toda a extensão da sala, para que quando as crianças chegassem na sala a encontrassem modificada, criando assim mais um momento de surpresa, entre tantos outros que proporcionamos durante o projeto. Ao chegarem eles ficaram maravilhados e foram logo explorar tudo com pressa e alegria. Desfilaram, tocaram, cheiraram... Criaram desfiles entre a travessia da passarela. Ficaram por um longo tempo divertindo-se e interagindo com a novidade.
 
 


  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário