quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Reunião Pedagógica de 20 de maio de 2013.

   No dia 20 de maio de 2013 foi realizada a reunião pedagógica com os funcionários da instituição.
   Neste encontro iniciamos a construção do projeto institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade". A primeira etapa deste projeto foi um estudo sobre "Espaços Educadores Sustentáveis", que serviu como suporte para as primeiras ideias do grupo para a organização da nossa instituição de forma mais sustentável.
   Para uma reflexão sobre a sustentabilidade em nosso planeta foi apresentado o vídeo: "A origem das coisas". Este vídeo é um documentário de 20 minutos, que explica que deste a extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
 

   
  Nesta formação também apresentamos e discutimos sobre as informações trazidas em uma apostila entregue pelo setor de Alimentação da Secretaria de Educação de Joinville que trata sobre a manipulação de alimentos e a educação nutricional.
   Para enfatizar a importância de uma educação nutricional com as crianças da instituição assistimos ao documentário "Muito além do peso". Este vídeo aborda o motivo de que 33% das crianças brasileiras estão com o peso acima da média, apresentando sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Com histórias alarmantes e reais, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.
 
 
 Fotos da reunião:
 
Dinâmica de acolhimento
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Discussões em grupo:
 

 
 
 
 
Apresentação das discussões de cada grupo
 
 
 
 
 
Apreciação dos vídeos: A origem das coisas e Muito além do peso.
 
 
 
Lembrança da reunião: Uma maçã para incentivar a alimentação saudável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário