quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conhecendo e vivenciando um jogo de futebol

   Como na postagem de levantamento prévio, a turma respondeu que não sabia o que era a Copa do Mundo e um Campeonato de Futebol, as crianças foram levadas para a quadra em frente ao CEI, onde foi realizada uma partida de futebol.
   Primeiramente, foi perguntado o que tem em uma partida, a maioria das respostas foi dada pelos meninos, dizendo que para realizar uma partida de futebol é necessário ter: trave, bola, juiz e jogadores.
   Então, partindo destas respostas, foi organizada a partida de futebol. Foi demarcado o espaço que seria o campo (pois a quadra é muito grande para a idade). As crianças perceberam que o campo tem a forma de um retângulo.
   Após, foram colocadas as traves nas extremidades do retângulo, escolhidas a composição dos times, sendo que as crianças optaram pelo time das meninas e o time dos meninos, foi selecionado os goleiros e dada uma breve introdução sobre a partida de futebol, dizendo ser um jogo que se usa os pés para tocar na bola, cada time tem que fazer gol no campo do outro time e que somente o goleiro pode pegar a bola com a mão.
   Em seguida a esta explicação, a juíza apitou e começou o jogo entre meninos e meninas do CEI Castelo Branco, os meninos dominaram todo o jogo, as meninas, mesmo com ajuda da professora, sentiam dificuldades em jogar a bola com os pés, pois quando a bola chegava perto, elas a pegavam com a mão e começavam a correr para jogar mais para frente, Maiane, em um momento, pegou a bola e falou: “deixa as meninas joga”!
 





 
 
   Com o passar do jogo, as meninas foram compreendendo as regras deste jogo, sendo que o placar do jogo terminou em 0×0, no final Kezya cobrou do Gabriel porque ele não jogou a bola para ela, sendo que ela era a goleira do time adversário.
 
   Após foi realizada uma roda de conversa sobre este jogo de futebol, explicando que a Copa do Mundo é conhecida como Campeonato do Mundo de Futebol ou ainda Campeonato Mundial de Futebol, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Foi contada que essa competição foi criada em 1928, na França, sob a liderança do então presidente Jules Rimet e que as melhores seleções de cada continente participam da competição. Em 2014, o campeonato mundial ocorrerá em nosso país, contará com trinta e duas equipes nacionais que irão realizar jogos entre si para ver qual é a melhor equipe de futebol do mundo.
 



 
   Após o retorno ao CEI foram apresentadas várias figuras que contam a história da Copa do Mundo, colamos todas juntas e fizemos um cinema que contava esta história. As crianças gostaram da proposta do cinema, ficando atentas durante a apresentação.
 




   Percebemos que as crianças compreenderam o que é Copa do Mundo e como acontece este campeonato, além de participar de uma partida de futebol e compreender algumas regras que fazem parte deste jogo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário