quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conhecendo o país do futebol, nossa cidade, seus rios e afluentes...

   Como o tema do projeto do Maternal II é “A Diversidade da água no país da Copa do Mundo de 2014” foi apresentado para as crianças o Mapa do Brasil com auxílio do data show, as crianças ficaram impressionadas ao visualizarem a extensão do nosso país.
   Utilizando a internet, as crianças conheceram a localidade das cidades onde serão sediados os jogos da Copa do mundo de 2014 e também a nossa cidade, Joinville, Maiane disse: “Que pequenininha”.
 
 
   Outro recurso que trouxemos para a sala foi o Mapa de Santa Catarina impresso, ao vê-lo Gabriel perguntou: “dá para ver a minha casa no mapa”? Explicamos que não, neste mapa conseguíamos ver a nossa cidade e alguns rios que ela possui, entre eles, o rio Piraí e o Cubatão, a professora mostrou a localidade da nossa cidade no mapa, dizendo que as linhas azuis são os rios, as crianças juntamente com as professoras começaram a seguir com o dedo o traçado do rio, Kezya comentou: “este rio é grande”, comentamos que era o rio Cubatão, ele e o rio Piraí são responsáveis pelo abastecimento de água de nossa cidade.
 


 
   Novamente utilizamos os recursos tecnológicos, desta vez para mostrar nossa cidade, o mapa do Brasil estava exposto, pedimos para mostrar a cidade de Joinville, as crianças ficaram eufóricas quando o computador deu um zoom em nossa cidade, Maiane disse: “como cresceu”, localizamos o rio Cubatão e o Piraí, escolhemos o rio Cubatão, começamos a seguir seu percurso, as crianças perceberam que existem outros rios que deságuam neles.
 
 
   Na sala do Maternal II existe um livro: “a Galinha que sabia ler” em que uma das suas partes fala sobre a necessidade da vegetação em volta do rio e as crianças perceberam esta vegetação e fizeram relação com a história, a Sophia disse: “tem árvore do lado igual a história da Galinha, por isso que o rio está bonito”.
   Pelo fato do rio Cubatão ser muito extenso, não fizemos todo o seu percurso, mas a turma ficou impressionada pelo tamanho de sua extensão, comentando: “é um rio muito graaaannnnnde” (Gabriel), além de comentarem sobre a existência de peixes neste local.
 


  A turma participou das atividades com entusiasmo, os recursos tecnológicos nos auxiliaram na demonstração e o mapa de Santa Catarina permitiu a exploração da nossa cidade e os seus rios pelas crianças, havendo significativas aprendizagens.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário