quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conhecendo o time de futebol de Joinville: JEC - Joinville Esporte Clube

   Como as crianças já tiveram a oportunidade de vivenciar um jogo de futebol no faz de conta, resolvemos conhecer o time de futebol de nossa cidade, que é o Joinville Esporte Clube, também conhecido como JEC.
   Primeiro foi contada a história do Joinville Esporte Clube, que foi fundado em 29 de janeiro de 1976, com a fusão dos departamentos de futebol do América e do Caxias, os dois clubes profissionais da cidade na época, comentamos também sobre o brasão que foi a junção das cores do América (branco e vermelho) e do Caxias (branco e preto) formando assim o nosso tricolor.
   Em outro momento, foi colocado o hino do Joinville Esporte Clube para a turma ouvir e conhecer, a Ana Júlia Pimentel, a Maria Helena e o Gabriel acompanhavam alguns trechos da canção, despertando a curiosidade das demais crianças, que perguntavam que música era aquela. Após a explicação das professoras, as crianças pediam para escutar o hino, dentro de uma semana todas estavam cantando o refrão e alguns outros trechos.
   Em nosso CEI, todas as 5ª feiras é realizado o Momento Cultural, em que uma turma realiza uma apresentação cultural para as demais. Na ocasião da preparação da apresentação da turma do Maternal II, foi realizada uma roda de conversa a fim de escolher a música da apresentação, a escolha foi unânime: apresentar o hino do JEC.
   Em um dos ensaios, Gabriel comentou que poderia vir um jogador do JEC para jogar bola com eles, as crianças gostaram da ideia, fazendo repercutir este comentário em suas famílias, sendo que alguns familiares vieram até as professoras se prontificarem a ajudar nesta proposta, proposta esta que está sendo agendada com a diretoria do clube.
   A euforia é tanta que as crianças pediram para decorar a sala com correntes que elas mesmas colaram nas cores do tricolor, além de confeccionarem o brasão do JEC com papel picado e com a bandeira do JEC.
 




    Na apresentação do Momento Cultural, as crianças contagiaram a todos com a alegria de poder cantar o hino do Joinville Esporte Clube e, principalmente, torcer para o time da nossa cidade,  podendo ser percebido no vídeo abaixo.
 
 
 
    Outro Momento que o Joinville Esporte Clube esteve presente foi na 1ª Semana de Jogos  do CEI Castelo Branco, em que cada sala tinha que ter um nome para sua equipe e o Maternal II escolheu o nome de  JEC brasileiro, com o grito de guerra, “sil, sil, sil, o JEC é do Brasil”, participando dos jogos com entusiasmo, vestidos sempre com a camisa do JEC e do Brasil.
 


 
Hino do Joinville Esporte Clube
Letra: Jeanine de Bona Cunha Pereira - Arranjo: Luciano Koenig de Castro
 
 
Meu coração é preto, branco e Vermelho
Sou JEC, sou fogo, meu irmão!
Eu boto fé na garra deste coelho
tem raça e pedigree
Nasceu pra Campeão!
O JEC deita e rola a bola
Cheio de emoção
É líder isolado no meu coração
JEC, Nasceu campeão
Nasceu com a taça na mão
O JEC faz a finta
Pinta o sete e mete: Gol!
E o grito da galera ecoou
ÔÔÔ! ÔÔÔ!
JEC – UH!
Relembro sua história gloriosa
Nos idos de 76
Na cidade dos príncipes
Na cidade das flores
Nascia o tricolor dos tricolores
No coração do povo já fervia
Paixão por ele que se chamaria
JOINVILLE ESPORTE CLUBE
Esse coelho, meu irmão
Já nasceu com vocação pra campeão
JEC, Nasceu campeão
Nasceu com a taça na mão
O JEC faz a finta
Pinta o sete e mete: Gol!
E o grito da galera ecoou
ÔÔÔ! ÔÔÔ!
JEC – UH!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário