quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conhecendo uma estação de tratamento de água

   Na postagem anterior comentamos que a água sai do rio, indo para uma estação de tratamento, em nossa cidade quem é responsável por esta ação é a Companhia Águas de Joinville.
   Primeiro mostramos o folder da Companhia que tem a ilustração de uma estação de tratamento, explicando todo o processo, ampliamos a ilustração para as crianças observarem o processo que a água faz até chegar em nossas torneiras, após as crianças coloriram o cartaz para deixar exposto na sala.
 

 
   Para completar a aprendizagem sobre a estação de tratamento entramos no site da Companhia águas de Joinville no qual as crianças puderam conhecer passo-a-passo de uma estação de tratamento através de animações que mostram o funcionamento da estação desde a captação da água no rio até chegar a nossas torneiras, no processo da filtragem o Gabriel falou que é parecido com o filtro que fizemos na sala.
 

 
 
   Além de conhecer a estação de tratamento virtual também navegamos no site, as crianças conheceram o Mathias, o mascote da Companhia e jogaram no site da educação ambiental da Companhia.
   O próximo passo era construir uma maquete de uma estação de tratamento, foi proposto então que, em vez de construir uma maquete, apresentássemos o funcionamento da estação de tratamento da Companhia Águas de Joinville para as demais turmas, as crianças gostaram da ideia e começaram a dar sugestões para o texto, que ficou assim:
“As gotas de água caem do céu em forma de chuva indo para a terra e para os rios.
Aqui iremos representar o rio Cubatão que, juntamente com o rio Piraí, é responsável pelo abastecimento de água da cidade de Joinville.
 A Companhia Águas de Joinville, que é responsável pelo abastecimento de nossa cidade, pega uma parte da água dos rios e leva para a sua estação de tratamento.
Lá a água passa por uma peneira, recebe um produto chamado Sulfato de alumínio, que separa a sujeira mais grossa da água, deixando ela mais limpa.
Após passa por um filtro feito de areias e pedras de diversos tamanhos, deixando a água com coloração transparente.
Depois recebe cloro e vai para o reservatório, onde é distribuída para toda cidade.”
   As crianças ajudaram a confeccionar o cenário para a apresentação, encenaram o funcionamento da estação de tratamento de água e para encerrar a apresentação, acompanharam cantando a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes.
 








 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário