quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Culminância e encerramento do projeto

   Para encerrar a postagens do Concurso "Água para Sempre", convidamos o Setor de educação ambiental da Companhia Águas de Joinville para apresentar o teatro de fantoches: “Severino e o Mistério das águas”, que aborda a poluição do rio e o impacto que ela causa no meio ambiente. Após o teatro as representantes da Companhia cantaram e ensinaram a música: “Como pode um peixe vivo viver dentro da água suja (2x) como poderei viver (2x) sem a tua (3x) ajudinha”.
   As crianças assistiram a apresentação com entusiasmo e após cantaram juntamente com a música ensinada pelas palestrantes da Companhia Águas de Joinville.
 
 
   Após o teatro foi realizada uma roda de conversa na qual comentamos com as crianças sobre a poluição dos rios, frisando que precisamos economizar água e não desperdiçá-la. Então, lançamos a proposta de como poderemos economizar água, as crianças falaram algumas ações e em roda de conversa perguntamos quem queria gravar as próprias falas para elaboração do documentário.
   Durante as gravações, percebemos que algumas crianças participaram de todo o processo, mas na hora da filmagem não quiseram participar, demonstrando timidez. Conforme as gravações iam sendo realizadas, mostrávamos para as crianças as filmagens, sendo que até alguns pais comentaram que os filhos estão cobrando em casa ações para a economia de água.
   Percebemos também que com a filmagem, as crianças estão refletindo sobre as suas ações e aprendendo a utilizar corretamente a água.
 
 
 
 Juntamente com o documentário fizemos uma caminhada de conscientização sobre a economia de água, convidamos os pais, funcionários e demais crianças da unidade para pedir o uso consciente da água.
 







 
 
    Em outra ocasião, reunimos os pais da turma do Maternal II para apresentarmos o documentário feito pelas crianças da sala, propondo o consumo consciente da água em casa. Na mesma semana, também lançamos esta proposta para todas as pessoas que frequentam o CEI Castelo Branco. Nesta ocasião apresentamos o documentário produzido com as crianças com as dicas para a economia da água, envolvendo toda a comunidade escolar no projeto.
 




 
   O CEI Castelo Branco está desenvolvendo o projeto institucional: “Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade”, através das diversas vivências realizadas com as crianças do Maternal II, a turma ficou responsável pelo consumo consciente da água, além da implantação da captação da água da chuva na instituição, este processo ainda não está concluído, pois precisa-se de estudos e recursos financeiros para a conclusão do projeto, ao lançarmos esta proposta para as crianças, percebemos que elas já estão percebendo como utilizar a água de forma moderada, pois as respostas que deram sobre a captação foi colocar baldes no momento da chuva e após guardar esta água para lavar a calçada e regar as plantas. Os pais também estão ajudando com sugestões de coleta da água da chuva.
   Podemos perceber que, durante aplicação deste projeto, as crianças aprenderam a origem da água das torneiras, conheceram todo o processo que ela percorre até chegar as nossas casas, aprenderam que a água é um recurso finito e se não a utilizarmos com consciência, logo ela irá faltar, além de perceber que com pequenas ações podemos mudar a realidade e ajudar a preservar os recursos naturais do nosso planeta.
   Nesta roda de conversa podemos perceber as aprendizagens das crianças referentes ao tema água.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário