quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto: A diversidade da água no país da Copa do Mundo de 2014 - Participação no Concurso da Águas de Joinville

 
 
Justificativa:
 
    A água é essencial para a vida de qualquer ser humano e está presente em todo planeta, com um percentual de 70% de toda superfície terrestre, sendo que apenas 0,7% é adequada para o consumo, originando-se dos rios e dos lagos, principalmente na América do Sul, no qual o Brasil faz parte como cita BONTEMPO (1993, p. 33):
 
Considere que o Brasil detém entre 12% e 15% de água doce do planeta e que cerca de 80% dessa reserva está concentrada na bacia amazônica. E um detalhe importante: os 20% restantes estão distribuídos pelo resto do país, atendendo a 95% da população.
 
 
    Por ser de fácil acesso e ter grande disponibilidade em diversas regiões do Brasil, a água foi tratada até agora como um recurso ilimitado, tornando-se escassa como STIMAMIGLIO (2005, p. 28) comenta:
 
Essa escassez pode ser resultado de uma série de fatores, incluindo a degradação dos mananciais, mas principalmente, as demandas elevadas e o uso ineficiente desses recursos [...] a região de Joinville é um exemplo claro deste processo, apesar do grande potencial hídrico, a região já sente os efeitos negativos da ação antrópica, expressos pelo elevado grau de poluição do Cachoeira, pela degradação dos mananciais, uso inadequado e desperdício da água.
 
 
    Sendo que nossa cidade, Joinville, apresenta um dos maiores índices pluviométricos do País, devido às características climáticas combinadas com a cobertura florestal da região das nascentes.
    Para que o recurso da água passe a ser cuidado, valorizado e percebido como um bem finito é importante iniciarmos este trabalho já na Educação Infantil.
    Desta forma, em uma roda de conversa foi lançado o desafio à turma do Maternal II, composta por crianças de três a quatro anos, de participarem do Concurso Teatral da Companhia Águas de Joinville, tendo como tema: A Água no País da Copa, assim, todos poderiam aprender sobre a água e a sua importância. Inicialmente, as crianças começaram a citar onde a água é utilizada no dia a dia, entre estas ações se destacaram: beber, tomar banho, fazer comida, lavar as mãos, dar descarga, escovar os dentes, perguntamos de onde provém a água que utilizamos para todas essas ações, as crianças responderam que a água se origina dos rios, cachoeiras, praias, torneiras, cano e chuva.
    Partindo destas respostas, resolvemos elaborar um projeto que mostra as diversas formas de origem da água e a sua utilização em nosso país, dando mais ênfase em nossa cidade, além de comentar um pouco sobre o futebol que é a paixão nacional, sendo que no próximo ano nosso país será sede da Copa do Mundo, um campeonato que irá envolver seleções do mundo inteiro a fim de saber qual será a melhor seleção do mundo.
 
Objetivos:
  • Perceber a diversidade da água em relação a sua origem e utilização;
  • Conscientizar familiares, crianças e profissionais da instituição sobre a importância da economia de água e soluções para evitar o seu desperdício;
  • Perceber que a Copa do Mundo é um campeonato que envolve as seleções de futebol do mundo inteiro e será realizado no próximo ano em nosso país;
  • Conhecer algumas características e curiosidades sobre o futebol.
Procedimentos Metodológicos:
 
1ª Etapa: Levantamento prévio:
- Fazer um levantamento prévio do conhecimento das crianças referente à origem da água e as formas de sua utilização.
 
2ª Etapa: Pesquisa com as famílias:
- Realizar pesquisas com os familiares sobre a origem da água de suas residências, quais as etapas que a água passa desde o rio até chegar as suas casas, por quais tratamentos ela passa, além de informar o nome dos rios responsáveis pelo abastecimento de água de nossa cidade.
 
3ª Etapa: Passeio de observação:
- Após a coleta de informações será proposto passeios pelos arredores do CEI e dentro da unidade para observar onde existe água e para que ela é utilizada no dia a dia.
 
4ª Etapa: Registro das observações:
- Registrar as observações feitas pela turma nos passeios através de rodas de conversa, desenhos, cartazes informativos (textos, figuras e desenhos), vídeos, fotos, entre outros.
 
5ª Etapa: Vídeo:
- Assistir ao vídeo “A Turma da Clarinda e o Ciclo da Água”, observando as características e de onde vem à água que bebemos.
 
6ª Etapa: Representação da quantidade de água em nosso planeta:
Representar a quantidade de água existente em nosso planeta e a quantidade considerada própria para o consumo.
 
7ª Etapa: Roda de Conversa sobre a Copa do Mundo:
- Explicar que a Copa do Mundo é um campeonato de futebol, envolvendo os times do mundo inteiro.
 
8ª Etapa: História sobre a Copa do Mundo:
- Contar a história da Copa do Mundo, ano que iniciou, times participantes, os vencedores e algumas curiosidades sobre este campeonato.
 
9ª Etapa: Mapa do Brasil:
- Apresentar o mapa do Brasil, mostrando os rios que fazem parte do nosso país, as cidades que irão sediar os jogos da Copa, além de visualizarmos nossa cidade e os rios que as abastecem.
 
10ª Etapa: Mapa de Joinville:
- Expor o mapa de Joinville, conhecendo os rios da nossa cidade, apresentar os rios Piraí e Cubatão, sendo que são eles que abastecem nossa cidade, percebendo o percurso que fazem e também as suas extensões (medidas).
 
11ª Etapa: Time de futebol da nossa cidade:
- Mostrar a história do Joinville Esporte Clube, time que representa nossa cidade, conhecer seu hino, suas cores e seu brasão.
 
12ª Etapa: Coleta de água do rio:
- Visitar o rio que passa perto da unidade e coletar uma amostra de água para após observar a diferença com a água que sai da torneira.
 
13ª Etapa: Filtro natural:
- Confeccionar um filtro natural com areia, algodão e pedras, realizando uma experiência de limpar a água através do filtro, reforçando que ela ainda se encontra imprópria para beber, pois precisa passar por tratamento químico.
 
14ª Etapa: Estação de Tratamento de Água:
- Apresentar a Estação de Tratamento de Água da Companhia Águas de Joinville, mostrando o processo que é realizado desde a captação da água no manancial até chegar as nossas torneiras.
 
15ª Etapa: Construção de maquete de uma Estação de Tratamento de Água:
- Construir uma maquete de uma estação de tratamento de água, com materiais recicláveis, a fim de mostrar todo o processo.
 
16ª Etapa: Copa das Confederações:
- Realizar uma roda de conversa sobre a Copa das Confederações, campeonato que é a prévia da Copa do Mundo e também serve como um teste para as instalações que irão abrigar a Copa.
 
17ª Etapa: Assistir um jogo da Copa das Confederações:
- Assistir um trecho do jogo da Copa das Confederações, percebendo as características deste campeonato e desta modalidade esportiva.
 
18ª Etapa: Jogo de futebol:
- Realizar uma partida de futebol, percebendo as características deste jogo e as suas regras.
 
19ª Etapa: Escassez de água:
- Realizar uma roda de conversa sobre o desperdício de água, mostrando que se não soubermos utilizar este recurso natural ela irá faltar.
 
20ª Etapa: Filme Kiriku e a Feiticeira:
- Perceber através do filme as consequências que traz a falta de água.
 
21ª Etapa: Campanha sobre economia e desperdício de água:
- Realizar uma campanha com panfletos e cartazes, alertando sobre o desperdício de água, dando sugestões para economizá-la e reaproveitá-la, envolvendo todas as pessoas que frequentam esta instituição.
 
22ª Etapa: Visita do setor educacional da Companhia Águas de Joinville:
- O setor educacional da Companhia Águas de Joinville virá a unidade fazer um trabalho de conscientização com as crianças e funcionários sobre o desperdício de água.
 
23ª Etapa: Carta de Conscientização de Economia de Água:
- Elaborar uma carta pedindo para a população se conscientizar sobre o uso indevido da água, evitando o seu desperdício e reutilizando-a para não faltar.
 
24ª Etapa: Elaboração de um documentário:
- Elaborar um documentário em que as crianças do Maternal II irão falar sobre o desperdício de água e sugerir ações para o seu consumo consciente.
 
Cronograma:
 
    As atividades serão aplicadas no decorrer do Concurso da Companhia Águas de Joinville, englobando o período de cinco meses.
 
Avaliação:
 
    A avaliação do projeto será feita ao longo da sua aplicação, sendo observada cada criança individualmente. Esta observação será diária e relatada em registros, produções das crianças e fotografias. Estas ações serão divulgadas através de um portfólio virtual com todas as atividades realizadas durante o tempo de duração do projeto.
 
Referências Bibliográficas:
 
BONTEMPO, Ginia César. Educação Ambiental Infantil. Viçosa-MG, CPT, 2009.
STIMAMIGLIO, Adriano. Manual De Educação Ambiental de Joinville. Joinville, Letrad’água, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário