sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Projeto: Amantes da Música - Berçário I

   
   A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, é facilitadora do processo de construção e ampliação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção. O ritmo das canções incentiva as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
   Conhecendo os benefícios que a música possui para o desenvolvimento integral das crianças, a professora volante Adriani desenvolveu o projeto de musicalização: Amantes da música ao longo do ano de 2013. Ele foi aplicado nas turmas do Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II
   Nos primeiros anos, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. O professor estará contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles, produz sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos, sons corporais, embalos e dança com as crianças.
   Por meio do desenvolvimento desse projeto, contribuiu-se para a ampliação do repertório musical das crianças, oportunizando diferentes atividades de expressão e comunicação oral, facilitando o processo de socialização.
   Os objetivos deste projeto eram:

* Ouvir, perceber e discriminar materiais sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
* Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
* Expressar sensações e sentimentos por meio das brincadeiras com a música.

   Abaixo segue algumas imagens do trabalho desenvolvido com o Berçário I, grupo composto por crianças de zero a um ano de idade.










 













Nenhum comentário:

Postar um comentário