terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Projeto: Cinco formas de explorar o mundo - Sequência Didática: Muitos aromas, novas descobertas

   Nossos sentidos se desenvolvem durante toda a vida, mas é no Berçário que as crianças começam suas primeiras investigações, ou seja, a cada momento descobrem algo novo que vai ampliando seu conhecimento de mundo e aprendizagens. Portanto, cabe ao professor oportunizar as crianças situações desafiadoras, instigando e incentivando a experimentarem o novo, provocando o desejo de buscar, conhecer e explorar.
   A turma do Berçário II, das professoras Débora, Tatiane e Marlise, mostra-se bastante curiosa e interessada em tudo que é novo para eles, como, por exemplo, novas cores, texturas, imagens e cheiros. Desse modo, foi desenvolvido no segundo semestre de 2013, o projeto: "Cinco formas de explorar o mundo", com a intenção de proporcionar por meio de atividades lúdicas e desafiadoras, a oportunidade dos bebês experimentarem o mundo e realizarem novas descobertas através dos cinco sentidos.
   Os objetivos desse projeto foram:
   * Possibilitar a descoberta das sensações;
   * Favorecer a compreensão da importância dos sentidos;
   * Propiciar o contato com diferentes texturas, cheiros, sabores, sons, temperaturas e imagens;
  * Oferecer diferentes objetos e materiais, oportunizando à criança a explorar suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

   A primeira sequência didática que foi desenvolvida nesse projeto foi: "Muitos aromas, novas descobertas".
   Seus objetivos foram:
   * Compreender a função e a importância do sentido do olfato;
   * Diferenciar vários aromas;
   * Identificar diferentes cheiros.

  Explorando os cheiros existentes na unidade.












Experiência com os aromas de diversos alimentos.






Visita a uma horta de uma família da comunidade para perceber os diferentes cheiros das ervas e plantas cultivadas neste local.









Exploração de diversos sachês aromáticos.







O que a turma aprendeu:

   Nesta sequência, foi possível observar que a turma participou de todas as atividades, demonstrando interesse e satisfação. As crianças passaram a explorar o sentido do olfato sem receio, cheirando os aromas disponibilizados, fazendo tentativas de diferenciá-los. A turma passou também a apreciar os diferentes cheiros que a natureza nos proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário