sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Projeto: Pintando o sete - Berçário I

   Sabe-se que os bebês gostam de experimentar, manusear e explorar novas sensações, conhecer o novo e aprender. Ao manipular materiais e expressar sentimentos, entram em contato com um universo mais amplo e de muitas descobertas, ampliam suas percepções sobre o meio em que vivem, desenvolvem os sentidos e as relações que mantém entre si, além de exercitar as habilidades motoras.
   Desta forma, foi desenvolvido o projeto: "Pintando o sete" com a turma do Berçário I, composta por crianças de zero a um ano de idade, das professoras Tânea, Cláudia e Maria Natália.
   Os objetivos deste projeto eram:
   * Explorar diferentes materiais, descobrindo novas formas de manuseio, percebendo características, efeitos e propriedades diversas;
   * Enriquecer as experiências dos bebês, promovendo o seu desenvolvimento através das conversas e brincadeiras, oferecendo diversos materiais de diferentes texturas e cores;
   * Oferecer diferentes objetos e materiais que os levem a ampliar suas vivências e aguçar as suas curiosidades de maneira desafiadora.


Exploração de obras de arte.



Explorando uma flor de Girassol representada na obra de arte.







Explorando os materiais utilizados nas propostas envolvendo arte: pincéis, esponjas, tintas...




Pinturas com rolo...







Pinturas com esponjas...






Pinturas com pincéis...







Colagem com elementos naturais: areia, folhas, galhos...





Explorando tintas naturais:

Nesta sequência didática, as professoras exploraram com as crianças a beterraba, comentaram sobre as características deste alimento, textura, formato, cor, cheiro, gosto, confeccionaram suco e tinta natural, que foi utilizada em uma pintura coletiva. 



















Conhecendo a cenoura...

Para explorar este alimento, as professoras oportunizaram as cenouras cruas, em forma de suco, bolo, além de confeccionarem uma tinta natural.













Explorando a couve...

Novamente, as crianças tiveram a oportunidade de explorar um alimento, percebendo as suas formas, cheiros, sabores e texturas. Foi feito suco, tinta natural e a turma pode provar este alimento em sua forma natural.










Confeccionando e brincando com massa de modelar caseira...






Encerramento do projeto com os familiares das crianças.














Nenhum comentário:

Postar um comentário