terça-feira, 18 de março de 2014

Experiências com a caixa surpresa na turma do Berçário II

   A turma do Berçário II, das professoras Adriani, Angela e Michelli realizou uma atividade de exploração de sons de objetos, usando como recurso uma caixa surpresa.
   Trouxemos para sala uma caixa com diferentes materiais como potes, chocalhos, apitos, livros sonoros, garrafas pequenas com objetos dentro, papel celofane, gaita de boca e xilofone.
   Num primeiro momento, com a caixa fechada, a sacudimos, provocando a curiosidade das crianças e perguntando: "O que será que tem dentro"? Curiosas, as crianças se aproximaram e com gestos queriam ver o interior da caixa.
   Então abrimos a caixa e juntamente com as crianças fomos explorando as possibilidades sonoras. O Matheus ao ver o papel celofane pegou e colocou em frente do rosto para ver os colegas, em seguida sacudia fazendo barulho. O Natã e o Gustavo, assim que viram o livro sonoro, o exploraram apertando os botões e ouvindo o som dos animais. O Natã, em seguida, pegou a gaita de boca e alguns apitos de madeira e assoprava produzindo som. Kauan, Isabella e Gustavo pegaram os utensílios de cozinha e batiam um contra o outro, explorando o som. Benício colocava um pote dentro do outro e sacudia como chocalho. Laura Leoni explorou a possibilidade sonora do instrumento musical afoxé. 
   Nessa atividade as crianças se envolveram manuseando e explorando os materiais e suas possibilidades sonoras.





 

   Noutro dia oportunizamos uma outra caixa surpresa com objetos sonoros feito pelos familiares. Ao apresentarmos os objetos perguntávamos: "De quem é? Quem fez"? 
   As crianças curiosas logo queriam pegar os objetos para brincar. O Matheus, o Gustavo e a Laura Leoni reconheceram os objetos que foram feitos pelos familiares. 
   Em seguida, as crianças exploraram as possibilidades sonoras desses objetos brincando e dividindo seus brinquedos. O Matheus explorou bastante seu tambor e já conseguiu usar a baqueta para produzir som. Luiz fez muito barulho com um chocalho de lata e pedrinhas, ele pegava o chocalho e soltava do alto para o chão, observando o seu movimento e som. Com essa brincadeira as outras crianças se aproximaram interessadas em jogar a lata e participar da brincadeira juntamente com ele. 
   Nessa atividade contamos com a participação das famílias e das crianças, que brincando descobriram diferentes materiais e maneiras de explorar sons.




 






   

Um comentário:

  1. Parabéns Professoras pela atividade envolvendo a participação da família. Parabéns ao CEI pelo acompanhamento do Blog, sempre com fotinhos e detalhes das atividades.

    ResponderExcluir