segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cuidados em casa.

   A turma do II Período C é uma turma ágil, inteligente e questionadora. Gostam de descobrir e inventar novas coisas. Seguindo esse propósito e incentivando a criatividade do grupo conhecemos a realidade do Corpo de Bombeiros do Brasil e de Joinville. 
   Primeiramente, conhecemos a corporação em nossa cidade, vimos à realidade da corporação e aprendemos sobre o brilhante trabalho que desenvolvem em nosso município. No CEI, assistimos um documentário sobre a realidade de muitas cidades brasileiras e aprendemos com os bombeiros mirins alguns cuidados que devemos ter para evitar acidentes domésticos. 
   Como as crianças estavam animadas e demonstraram interesse pelo assunto as professoras Giovana e Josiane combinaram com o grupo que gravaríamos um vídeo com as crianças em que eles demonstrariam o que tinham aprendido sobre os Bombeiros. Antes de gravarmos o vídeo questionamos para saber o que eles conheciam a respeito de uma corporação de Bombeiros, muitos foram os comentários: “eles apagam o fogo, socorrem pessoas e gatinhos, ajudam nos acidentes”. 
   Milena: “não pode mexer no álcool se não dá fogo”.
   Camilli: “se mexer no álcool e colocar no churrasco pode pegar fogo”.
   Gabriel B.: “não pode colocar álcool perto do fogo”.
   Thuany: “não pode ficar muito perto do fogo, eu era pequena e fui pegar meu brinquedo perto da pia ai caiu água quente em mim”.
   Cristiano: “eu aprendi que não pode mexer na panela”.
   Nicollas: “se colocar água na fumaça sai mais fumaça e desmaia”.
   Bianca: “eu vi que não podia mexer nos produtos químicos porque come tudo a pele”.
   Bryan: “meu pai coloca álcool no fogo”.
   Eliseu: “eu aprendi que tava furado a mangueira não dava para apagar o fogo”.
   Emanuel: “eu aprendi que o álcool pode pegar fogo em toda a casa”.
   Gabriel: “eu aprendi que os bombeiros tava quebrado e a água saia da mangueira”.
   Beatriz: “eu aprendi que eles usavam a escada”.
   Vinicius: “eu aprendi que o caminhão do bombeiro tava tudo quebrado”.
   Lucas B: “eu aprendi que não pode mexer no fogo”.
   Matheus: “os bombeiros fazem muitas coisas, salvam as pessoas, as pessoas podem ligar, daí eles vão com o carro de bombeiro”.
   Selecionamos os objetos para a gravação e as crianças estavam ansiosas para o momento tão esperado. Deixamos livres para se expressarem da maneira que queriam. 
   Bianca falou sobre os cuidados com os produtos químicos, alertando que se ficar em contato com a pele queima.
   Cristiano falou sobre os cuidados com as facas na cozinha que podem causar ferimentos.
   Thuany explicou sobre o ferro de passar.
   Emanuel falou sobre a energia elétrica e as tomadas.
  Gabriel falou sobre o álcool.
 Aline alertou sobre as panelas no fogo que podem queimar. 
   Todos colaboraram com a gravação, demonstrando entendimento sobre o assunto e prazer em poder ajudar os familiares e amigos. 
   Parabéns a todos pela colaboração e interesse. 
   Para deixar as crianças animadas convidamos os pais para prestigiarem esse momento, assistindo com seus filhos o vídeo em sala. 
   Muito obrigada pelo carinho e atenção com a aprendizagem de nossas crianças, isso demonstra que podemos fazer a diferença em nossa sociedade, incentivando pequenas ações que resultam em grandes benefícios a todos.

Assistindo o documentário sobre o Corpo de Bombeiros no Brasil.

Documentário.



Assistindo o vídeo produzido pelas crianças com as famílias.



Assista abaixo o vídeo produzido pelas crianças.

video





Nenhum comentário:

Postar um comentário