terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto Institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade" - Parte 8

8ª Etapa: Construção da Horta com Pneus.

Período: Junho a Agosto de 2014. 

Responsáveis: Todas as turmas da instituição e as professoras volantes. 

Objetivo:  Construir uma horta de forma coletiva, fazendo com que todos se sintam responsáveis pela sua construção e manutenção, despertando o interesse das crianças no cultivo de plantas, no processo de germinação e no cuidado com a natureza. 

Procedimentos metodológicos: 

   Para revitalizar a horta da instituição, consideramos muito importante a participação de todas as crianças. Por este motivo, as professoras volantes Alessandra, Anita e Egiane, que atendem as turmas desde o Berçário I até o II Período ficaram responsáveis por essa etapa do projeto institucional. 
  Anteriormente a construção da horta com pneus, as professoras realizaram muitas vivências e descobertas sobre as características de uma horta, o plantio e cultivo de sementes e os cuidados necessários para a manutenção de diversas plantas. 
   Entre as ações realizadas que podem ser citadas são: visita a algumas hortas da comunidade, plantio de sementes de hortaliças, conversas sobre as hortaliças preferidas pelas crianças e a sua importância para a saúde das pessoas, acompanhamento do crescimento de sementes, degustação de diversas hortaliças, jogos, músicas e brincadeiras envolvendo essa temática, exploração dos elementos necessários para a construção da horta como terra, pneus, pazinhas e outros. 
   É importante destacar que essas ações foram realizadas e adaptadas de acordo com os interesses e possibilidades de cada faixa etária das crianças atendidas em cada turma.
Espaço da horta antes da revitalização.

Espaço da horta destruído para receber a revitalização.


Experiência sobre como irá ficar a organização da horta.


Para iniciar a construção da horta, iniciamos pela preparação dos pneus que seriam utilizados. Primeiramente, o professor Antuir realizou o corte dos pneus para se adequarem ao objetivo do plantio. Depois, houve a participação da coordenadora, diretora, o marido de uma funcionária, o Paulinho, e as professoras responsáveis pelo projeto na pintura de todos os pneus que seriam usados. Essa etapa não foi realizada com as crianças devido à toxidade da tinta utilizada na pintura.



Organização do espaço para receber a horta de pneus.




Após a montagem dos pneus, contamos com a colaboração das crianças e funcionários para enchê-los com terra.















   A próxima etapa foi o plantio de sementes. Inicialmente, as crianças germinaram as sementes em utensílios recicláveis e depois transplantaram para a horta.



























Vivências de cuidado, preservação, manutenção e admiração da hora.













Colocação das placas de identificação.

Espaço da horta revitalizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário