segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto Institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade" - Parte 4

4ª Etapa: Plantio de Morangos e Construção de Floreiras.

Período: Março de 2014. 

Responsáveis: Turma do Maternal I. 

Objetivo:  Realizar o plantio de mudas de morangos e inserir floreiras suspensas na área do gramado da instituição, contribuindo para a aprendizagem das crianças a respeito dos cuidados necessários no plantio e cultivo de frutas e flores, adquirindo gradativamente o respeito e cuidado perante a natureza. 

Procedimentos metodológicos: 

   A turma do Maternal I, das professoras Denise, Elisabete e Tatiane ficou responsável pelo plantio de morangos e a construção de floreiras suspensas com pneus. Para realizar essas ações, foram propostas diversas vivências, inicialmente, envolvendo o morango, como por exemplo, contação de histórias com esse alimento, experimentação de diversas frutas e sabores, atividades envolvendo a descoberta das cores, caça ao tesouro, experimentação com elementos naturais, receitas, exploração de obras de arte em que eram retratados alimentos e o plantio dos morangos em canos de PVC.

Apresentação dos materiais que serão usados para o plantio dos morangos.


Conhecendo e plantando as mudas de morango.










Cuidando do nosso cantinho dos morangos.







Últimos retoques para o cantinho ficar pronto.








Primeira flor do morango, logo iremos colher os frutos.



   Para realizarmos a construção de floreiras suspensas, foram feitas visitações as diversas áreas verdes da instituição e da comunidade, incentivando as crianças a cuidarem das plantas, adquirindo atitudes de respeito e reverência perante a natureza.













   
   Para realizarmos o plantio, foram trazidas diversas flores para as crianças conhecerem e fazerem o plantio em pneus que seriam suspensos na área gramada da instituição.










Nosso cantinho pronto!

Degustando os morangos...








Nenhum comentário:

Postar um comentário