segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto Institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade" - Parte 6

6ª Etapa: Plantio de Floreiras em Pneus.

Período: Abril de 2014. 

Responsáveis: Turmas do I Período A, B e C. 

Objetivo:  Oportunizar vivências significativas na construção de floreiras de pneus e no manuseio de recursos naturais para que as crianças possam plantar flores, cuidar do ambiente escolhido, realizar ações sustentáveis e adotar atitudes de cuidado e reverência perante a natureza. 

Procedimentos metodológicos: 

   As turmas do I Período, A, B e C, das professoras Lorena, Cheila e Marilúcia ficaram responsáveis pelo plantio de flores em floreiras de pneus. 
   Para realizar esse plantio, no ano de 2013, construímos a divisória da quadra e do gramado da instituição com uma cerca com esse material. Esses pneus foram pintados pelo pai de uma criança e foram fixados com a ajuda do servidor braçal, funcionários e o marido de uma funcionária, que presta serviço voluntário na unidade. 
   No ano de 2014, os pneus já estavam montados e apenas faltava as crianças do Primeiro Período fazerem o plantio de diversas flores. 
   Antes do plantio, foram realizadas diversas experiências e vivências que favorecessem as descobertas sobre algumas plantas. Dentre essas propostas podem ser citadas: passeios pelos arredores da instituição para apreciar a natureza presente nesses espaços, experiências com flores, plantio do girassol, passeio a Agrícola da Ilha, aprendizagem sobre as características de diversas espécies de flores, investigações sobre as formigas e os formigueiros e construção de um documentário. 
   Após esse processo, foi realizado com as crianças o plantio das flores que foram doadas por um grupo de Escoteiros e também adquiridas pela APP da instituição.

As crianças participaram da plantação, tendo contato com a terra, a água e as mudas de flores.
























   Também foram plantadas sementes de Girassol em um pneu da área gramada. As crianças puderam acompanhar todo o desenvolvimento dessa planta, desde o plantio da semente, a sua germinação, o replante no pneu, o seu crescimento até a sua floração.

Observando o desenvolvimento da semente do girassol.





Cuidados com as mudas de girassol.









As crianças ficaram admiradas com a beleza do girassol.




Espaço das floreiras concluído.



   Dando continuidade, perguntamos as crianças como faríamos para sabermos quais flores estavam plantadas nas floreiras e algumas sugestões foram: “fazer plaquinhas e escrever os nomes nelas”. Então, as professoras auxiliaram, apresentando o símbolo alfabético das flores as crianças, elas exercitaram a linguagem escrita, escrevendo as letras com interesse e concentração.










Apreciando e cuidando das flores...








Nenhum comentário:

Postar um comentário