terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto Institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade" - Parte 9

9ª Etapa: Culminância do Projeto.

Período: 16/08/2014.

Objetivos: 
 Divulgar as etapas de revitalização dos espaços externos da instituição realizadas nos projetos de turma desenvolvidos no primeiro semestre;
 Apreciar uma apresentação cultural com toda a comunidade escolar.

Procedimentos metodológicos: 

   Durante a semana anterior a data do evento, as professoras e crianças confeccionaram diversos cartazes com fotos descrevendo as etapas de revitalização dos espaços externos da unidade.








   No dia do evento, iniciamos a programação com a diretora Iara e a coordenadora pedagógica Jaqueline falando sobre o processo de elaboração e desenvolvimento do projeto institucional: “Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade”, que serviu como referência para a elaboração dos projetos de turma desenvolvidos no primeiro semestre. 



 Em seguida, foi realizada uma apresentação cultural das crianças e funcionários com a música: “A horta” de Sandy e Junior e preparada pela professora volante Egiane. 


   Dando continuidade a programação, as famílias foram convidadas a irem até as salas dos seus filhos. Nesse momento, as professoras comentaram sobre os projetos de turma e entregaram a avaliação das crianças do primeiro semestre. 








 Depois, as professoras convidaram todos os familiares para visitarem os espaços que foram revitalizados e a degustarem um café com bolo preparado pelas cozinheiras da instituição.


















 Agradecemos a todos que participaram e colaboraram na realização dos projetos. A parceria entre instituição educativa e as famílias é fundamental para a concretização de uma Educação Infantil de qualidade. 



 AVALIAÇÃO DO PROJETO 

   O projeto: “Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade” foi concluído com muitas aprendizagens e descobertas de todos os envolvidos nesse processo. 
   No início do seu desenvolvimento, ao ser lançada a temática da reestruturação dos espaços externos e a sustentabilidade, houve muitas dúvidas, questionamentos e inseguranças sobre como desenvolver um tema tão complexo quanto à sustentabilidade com as crianças de zero a seis anos de idade. 
   Com os estudos frequentes sobre essas temáticas, fomos encontrando coletivamente o melhor caminho para ir delineando o projeto. 
   A partir da ideia geral que tinha como objetivo revitalizar os espaços externos da instituição com a participação de toda a comunidade escolar, organizando áreas verdes com floreiras, hortas e plantas, criando cantinhos com materiais recicláveis e elementos naturais, favorecendo a apreciação, o cuidado e a reverência perante a natureza, promovendo gradativamente a conscientização e a mudança de atitudes, visando à construção de espaços educadores sustentáveis, as professoras de cada turma foram organizando os seus projetos do primeiro semestre, respeitando as características e possibilidades de cada faixa etária. 
   Quando os projetos de turma estavam estruturados, chegou o momento de desenvolvê-los com as crianças. Nesse momento, foi essencial a parceria com as famílias, que contribuíram participando de pesquisas, dando sugestões, trazendo materiais recicláveis, auxiliando na captação de recursos financeiros ao participar de feiras de venda de flores pelas crianças e auxiliando na construção dos cantinhos planejados e sonhados por todos.
   As crianças, as maiores beneficiadas de todo o trabalho desenvolvido, foram participando das mudanças, dando suas sugestões, exercitando a sua voz crítica e ativa, envolvendo-se nas propostas com entusiasmo e curiosidade, plantando, cuidando e apreciando a natureza a sua volta, experienciando com os elementos naturais e as possibilidades investigativas dos recursos disponibilizados e, acima de tudo, adquirindo aprendizagens significativas e valiosas, que influenciarão em toda a sua vida futura. 
   O comprometimento de todos os envolvidos nesse projeto foi muito significativo. Os funcionários tiveram oportunidade de trabalhar coletivamente para um objetivo comum, o que apenas enriqueceu ainda mais os resultados alcançados. 
   É preciso agradecer a todos os atores envolvidos na realização desse projeto, sem a contribuição coletiva e individual de cada um, o trabalho não teria sido tão significativo e prazeroso.
   Iniciamos a caminhada, mas ainda temos muitos desafios a serem superados, mas é dessa forma que vamos buscando realizar um trabalho cada vez melhor com as nossas crianças, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável. 

 “Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs 
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar 
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá 
Nós podemos Tudo. Nós podemos mais 
Vamos lá fazer o que será”. 
Gonzaguinha 

Equipe do Centro de Educação Infantil Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário