segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto Institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade" - Parte 7

7ª Etapa: Construção da Vila Sustentável.

Período: Junho a Julho de 2014. 

Responsáveis: Turmas do II Período A, B e C. 

Objetivo:  Criar um espaço lúdico com cantinhos temáticos da Verdureira, Corpo de Bombeiros, Floricultura e Posto de gasolina na quadra da instituição com a participação da comunidade escolar, possibilitando às crianças múltiplas vivências relacionadas à sustentabilidade. 

Procedimentos metodológicos: 

   As turmas que ficaram responsáveis pela construção da “Vila Sustentável” foram o II Período A, B e C, das professoras Débora, Nanci, Giovana e Josiane. 
   Ao longo do primeiro semestre, as professoras propuseram múltiplas experiências e descobertas sobre os cantinhos do Corpo de Bombeiros, verdureira, floricultura e posto de gasolina, que fariam parte da vila sustentável.
   Entre as propostas mais significativas que envolveram descobertas sobre a verdureira e o Corpo de Bombeiros podem ser citadas: passeios na verdureira para a aquisição de frutas, tendo experiências com o sistema monetário brasileiro, piquenique de frutas com as famílias, vídeos com documentários sobre o Corpo de Bombeiros e os cuidados para se evitar acidentes domésticos, construção de um vídeo sobre esse assunto com as crianças. 
   Nas sequências sobre o posto de combustível e a floricultura o que foi mais significativo para as turmas foi: a visita de um policial que explicou sobre os cuidados no trânsito, a construção de uma maquete do posto de combustível, o passeio na Univille no setor de biologia, o plantio de flores, a comercialização dessas plantas pelas crianças para o levantamento de recursos para a construção dos cantinhos. 
   Além disso, foi realizada uma sequência didática sobre alguns princípios da sustentabilidade e como as crianças podem contribuir para a preservação do planeta. 
   Após todo esse processo de descobertas e aprendizagens, deu-se início a construção dos cantinhos da “Vila sustentável”. 
   Inicialmente, foi feita uma votação nas três turmas, para que pudesse ser escolhido qual cantinho cada grupo iria construir, sendo que a turma do segundo Período A escolheu a verdureira, o II Período B, a floricultura e o II período C ficou responsável pelo Corpo de Bombeiros e o posto de combustível.

Processo de eleição dos cantinhos.


   Para maior compreensão do que queriam montar em cada cantinho, as crianças foram dando as suas sugestões, que foram reproduzidas em um desenho de tamanho real de cada espaço. Esse desenho foi pintado pelas crianças e exposto na quadra que seria revitalizada para a visualização das famílias.


































Espaço antes da revitalização.

   Após esse processo, iniciamos a construção dos cantinhos com a colaboração dos funcionários e o marido de uma funcionária, o Paulinho, que contribuiu em algumas ações. Primeiramente, contamos com a ajuda do seu Arnaldo, o auxiliar de serviços gerais da unidade, que pintou a parede em que seriam organizados os cantinhos da vila.




   Depois, as professoras desenharam os cantinhos de acordo com as sugestões das crianças de cada turma. Em um segundo momento, algumas funcionárias da instituição foram pintando cada espaço.









   Quando os cantinhos já estavam pintados, organizamos um mutirão com as famílias no dia 24 de maio de 2014 para realizar mais algumas ações do projeto institucional da unidade, entre as quais, a colocação do telhado dos cantinhos da vila sustentável. Nessa ocasião, compareceram alguns funcionários e os maridos de duas funcionárias, Otanir e Paulinho, que realizaram as ações propostas para o evento.







   Após o mutirão, faltaram apenas alguns detalhes para concluir a construção dos cantinhos, como a colocação das placas de identificação, a fixação dos bambus para o espaço da floricultura, a colocação do recipiente para a coleta de água da chuva, a pintura dos detalhes dos cantinhos, a pintura da quadra e do cantinho com um volante.


Cantinhos concluídos.


Crianças usufruindo dos espaços...













Nenhum comentário:

Postar um comentário