segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto Institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade" - Parte 3

3ª Etapa: Construção do Cantinho Sonoro.

Período: Maio a Julho de 2014. 

Responsáveis: Turmas do Berçário I e Berçário II. 

Objetivo:  Envolver as crianças e seus familiares na organização de um espaço sonoro na calçada das sensações, com a utilização de materiais naturais e reaproveitáveis, favorecendo o conhecimento de novas linguagens por meio de materiais diversos. 

Procedimentos metodológicos: 

   As turmas do Berçário I e II, das professoras Tânea, Cláudia, Maria Natália, Adriani, Marlise e Michelli, ficaram responsáveis pela revitalização da calçada das sensações e pela criação de um cantinho sonoro. 
   No primeiro semestre, elas desenvolveram com suas turmas, múltiplas vivências e experiências, envolvendo a exploração sonora dos ambientes e objetos. Conheceram alguns instrumentos musicais e contribuíram para a construção dos instrumentos que foram confeccionados com materiais recicláveis e organizados no cantinho sonoro. 
   Para a montagem desse canto sonoro, no corredor ao lado da instituição e junto à calçada das sensações, tivemos a participação de alguns familiares das crianças, dos professores, funcionários e colaboradores da comunidade. Muitas famílias preferiram colaborar com o projeto, coletando e trazendo para a instituição muitos materiais recicláveis e elementos naturais como bambus. 
   Entre as ações realizadas podem ser citadas: fixação de uma cortina com bambus e materiais recicláveis, pintura da calçada das sensações, construção do chinelofone, fixação de tambores de materiais recicláveis, organização de um canto com objetos sonoros do cotidiano e outros objetos construídos para estimular a curiosidade infantil a respeito das suas possibilidades sonoras.

Espaço antes da construção do canto sonoro.


Etapas da construção do canto sonoro

Construção de tambores com a participação dos familiares e funcionários.


Participação dos familiares na confecção da cortina de materiais recicláveis.




Construção do painel com elementos sonoros do cotidiano com a colaboração dos funcionários.





Espaço revitalizado.




Chinelofone

Tambores

Objetos sonoros





Crianças interagindo e fazendo descobertas nesse novo espaço.







Nenhum comentário:

Postar um comentário