segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto Institucional: "Cuidando do que é nosso: ideias e ações para a sustentabilidade" - Parte 5

5ª Etapa: Implantação do Sistema de Coleta de Água da Chuva.

Período: Junho e Julho de 2014. 

Responsáveis: Turma do Maternal II. 

Objetivo:  Implantar o processo de captação da água da chuva, conscientizando familiares, crianças e profissionais da instituição sobre a importância da economia de água, contribuindo para a construção de uma consciência de não desperdício dos recursos naturais do planeta. 

Procedimentos metodológicos: 

   A turma que ficou responsável pela conscientização sobre o uso adequado da água e a implantação do sistema de coleta de água da chuva foi o Maternal II, das professoras Diana, Alcione, Sandra e Maria Cristine. 
   Para realizar esse trabalho as docentes propuseram muitas atividades envolvendo a água, como por exemplo, passeios pela instituição e aos seus arredores para constatar como a água vem sendo utilizada nesses diferentes espaços, experiências sobre os estados físicos da água, exploração da história: “Clarinha e o ciclo da água”, que abordava o caminho que a água percorre desde que ela cai como chuva na terra, até chegar nas torneiras das casas de forma tratada. 
   As crianças também confeccionaram uma maquete de todo esse processo, demonstrando os conhecimentos que foram adquiridos no projeto. 
   Além disso, foram realizadas experiências com a confecção de um filtro natural, de um terrário e passeios no rio próximo à instituição. 
   Para a segunda etapa do projeto, as professoras realizaram uma roda de conversa sobre a construção do cantinho da captação da água da chuva, explicando que as professoras iriam pintar o reservatório, pois a tinta era imprópria para o uso das crianças e enfatizando a finalidade posterior da água da chuva na unidade. 
   Nesse momento, também foi apresentado um croqui do projeto para as crianças visualizarem como ficará o espaço.

Apresentação do croqui do sistema de captação de água da chuva.


   Na escolha do nome do boneco, foi sugerido o nome “Pipo”, que rapidamente foi aceito pelas crianças, já o filtro da água a turma nomeou como “Chuvisco”. A professora Sandra ficou responsável pela pintura do tonel. Após esse processo, realizamos um mutirão com alguns funcionários no dia 22 de julho de 2014 para concluir a revitalização de alguns espaços. Para o cantinho da captação da água da chuva, tivemos a colaboração do Paulinho, marido de uma funcionária, que construiu e montou o sistema de captação.


















Sistema de captação de água da chuva concluído.






Utilizando a água da chuva para molhar as plantas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário