terça-feira, 19 de maio de 2015

Projeto: Eu me remexo muito!

   Iniciamos o Projeto: “Eu me remexo muito!” aplicado pela professora volante Aline, Maria Natália e Tatiane, no Berçário 2, no final do mês de Fevereiro após perceber que o movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia, a formação de sua identidade, e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. 

   "O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, instrumental ou de sustentação as posturas e aos gestos (BRASIL, 1998, p.15)".

   A partir dessa perspectiva para contribuir nas conquistas das crianças, optamos pelas atividades de Linguagem musical e Expressividade, Equilíbrio e Coordenação, e Brincadeiras e Jogos, buscando estabelecer uma relação entre estimulação, interação e mediação das professoras com as crianças e seus colegas de sala. Veja a seguir algumas de nossas atividades realizadas até agora.

Atividade de pintura no espelho



Momento Relaxante

Momento de Desfile

Atividades de desafio motor.

Brincando e dançando com balões.


Brincando com bambolês.


 Primeiras impressões.




Explorando as texturas com o corpo.







Explorando os tecidos.



Brincadeira de faz de conta (limpando o nariz do colega).




Brincadeiras na cabana de tecido.


Imitando caretas.







Aprendendo a música: Zeca pacotinho". 


Brincando com caixas. 



Momento livre.

Balanço.


   Nas propostas realizadas aprendemos a dançar, a cantar novas músicas, a sentir diferentes texturas através de nosso corpo, a participar de desafios motores, a se expressar através das expressões, fazendo caretas e mímicas. 
   E o mais importante, aprendemos nesse período quem são os nossos amigos e professoras, criamos vínculos, acariciamos, massageamos, ajudamos uns aos outros em pequenas atitudes do dia-a-dia como dar a mão para os amigos que ainda não tem firmeza ao andar, empurrar a motoca, esperar a vez para usar o escorregador, dar as mãos, soltar um belo sorriso...Enfim, se mover! É esse o caminho que os leva ao crescimento e a aprendizagem.

Um comentário:

  1. Gostamos muito e ficamos encantados com as atividades propostas, mas principalmente por poder perceber a participação e interatividade das crianças.
    Professoras, muito bom seus trabalhos.
    Com satisfação.
    Edimar, Gilmara e João Felipe.

    ResponderExcluir