segunda-feira, 1 de junho de 2015

Brincadeiras e jogos nas aulas de Educação Física

   As aulas de Educação Física são desenvolvidas pela professora Carine, duas vezes por semana. Nessas aulas foi iniciado o projeto: "Brincadeiras e jogos nas aulas de Educação Física" após perceber-se que as crianças do Maternal 2, 1º e 2º Períodos identificavam e realizavam com grande satisfação e comprometimento as brincadeiras e jogos lúdicos propostos. 

   O desempenho nas atividades se tornaram ainda mais progressivos na busca de oportunizarmos as crianças brincar aprendendo e ampliando sua coordenação ampla, autonomia e cooperação. 

   HAIDT (2000) afirma que o jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras. É uma atividade lúdica, pelo fato de se jogar pelo prazer de realizar esse tipo de atividade, de buscar satisfação própria. O autor considera que quando estamos envolvidos num jogo nos desligamos do mundo, nos preocupando momentaneamente, exclusivamente com o prazer proporcionado por este. Analisando friamente o jogo é possível perceber o tamanho de sua contribuição para a formação de cidadãos responsáveis, conhecedores das regras sociais, com respeito e dignidade ao próximo, solidários e cooperativos. É inquestionável o poder de formação do caráter que possui o jogo, trabalhando nossa concentração, atenção, conhecimento e desafiando nossa criatividade e testando nossos limites, oferecendo modelos de convivência grupal, sem falar do trabalho da competência de lidar com o emocional. 

 Segue abaixo algumas atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física:















Nenhum comentário:

Postar um comentário