terça-feira, 7 de julho de 2015

Música na Educação Infantil

   A Música faz parte da educação desde há muito tempo, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. 
    É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. 
   A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento. Favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção. 
   As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e a comunicação com o outro. A música é uma linguagem feita de ritmos e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se felizes cantando desde pequenas e até mesmo sozinhas. Em suas brincadeiras espontâneas, elas cantam com entusiasmo, sacudindo ao máximo seu corpo. 
   Por isso, é fundamental realizar atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras, isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons. Até porque, não dá para imaginar a Educação Infantil sem a música, pois ela permeia todo o nosso trabalho na Educação. 
   Desta forma, segue abaixo algumas imagens das vivências envolvendo a música realizadas pela professora volante Andresa na turma do 2º Período C.








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