sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Plantando, colhendo e comendo...

   Preocupadas com a alimentação das crianças e visando construir hábitos saudáveis, incentivamos o 2.º Período C a ter uma alimentação saudável, que consiste em combinar variedades e quantidades de alimentos. 
    Partindo desse princípio procuramos explorar diferentes tipos de verduras e legumes e, para que esse processo ocorresse de maneira prazerosa, colocamos a mão na massa, ou seja, na terra. Primeiramente, escolhemos coletivamente o tipo de legume que estaríamos cultivando, em seguida, preparamos a terra com o auxílio do senhor José (Serviços braçais), que nos explicou os detalhes do manejo de ferramentas e mudas. Após as explicações as crianças plantaram as mudinhas tomando todo o cuidado no processo de plantio. Para garantir que cresceriam saudáveis, regamos os canteiros e retiramos as ervas daninhas que teimavam em nascer. 
     Após um período de espera e cuidados chegou o momento da colheita, fomos para a horta onde as crianças felizes realizaram essa tarefa. 
    Para incentivar o gosto em descobrir novos sabores e o consumo de verduras e legumes as crianças prepararam suas próprias saladas para acompanhar o almoço usando luvas e toucas. A satisfação das crianças era visível, pois tiveram a oportunidade de plantar, colher e preparar seu próprio alimento, consumindo-os com os colegas e socializando esse momento de degustação com alegria. 
   Com as atividades voltadas ao plantio, colheita e degustação as crianças reconheceram o quão importante é o cultivo e consumo de alimentos livres de agrotóxicos e a importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário