sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Projeto: Brincadeira é coisa séria

   Desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta. 
   É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro. 
   Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, compartilhando sua alegria de brincar. 
   A criança brinca daquilo que vive; extrai sua imaginação lúdica de seu dia-a-dia, portanto, tendo a oportunidade de brincar, as crianças estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida. 
   Brincando, a criança exercita suas potencialidades e se desenvolve, pois há todo um desafio contido nas situações lúdicas, que provoca o pensamento e leva as crianças a alcançarem níveis de desenvolvimento que só as ações por motivações essenciais conseguem. Elas passam a agir e esforçam-se sem sentir cansaço, não ficam estressadas porque estão livres de cobranças, avançam, ousam, descobrem, realizam com alegria, sentindo-se mais capazes e, portanto, mais confiantes em si mesmas e predispostas a aprender. 
    Cada vez mais as crianças vem substituindo as brincadeiras livres e em grupos por equipamentos eletrônicos, os quais não possibilitam o trabalho em grupo, o respeito ao espaço do próximo, a interação e colaboração na execução de atividades. A escola é um dos lugares que oportunizam essas experiências as crianças, oferecendo espaço livre e gente reunida.
    Assim, segue abaixo, fotos dos momentos das brincadeiras realizadas com a turma do 1º Período C com a professora volante Joceli:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário