quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Culminância do projeto: "Divertidos Jogos para Jogar"!

   Visando uma aprendizagem significativa e favorecendo a participação dos pais na educação de seus filhos desenvolvemos o projeto: “Divertidos jogos para jogar”, procurando promover a interação das crianças com os jogos e deixando de lado os tablets, celulares e jogos eletrônicos, o que afasta as crianças e adultos de um convívio prazeroso e com mais afetividade.
   Esses momentos de troca de aprendizados possibilitaram novos conhecimentos, a medida que conhecíamos novos jogos a curiosidade aumentava e assim as expectativas eram supridas com novas regras, jogadas e desafios maiores, ampliando o repertório de jogos de cada criança e favorecendo sua aprendizagem de maneira prazerosa e divertida. 
   Para que as famílias pudessem participar com seus filhos realizamos a culminância do projeto apresentando os jogos que foram explorados. Para isso foi enviado para os pais um convite que o grupo elaborou com os seguintes dizeres: 

Senhores pais:
Venham ver a apresentação da música “brincadeira de criança” e jogar com seus filhos, dia 06/11/15, as 9 horas e 30 min e a tarde as 15 horas e 15 min no CEI Castelo Branco.
Agradecemos sua presença.
2° Período C e professoras. 

SOCIALIZAÇÃO DOS JOGOS COM AS FAMÍLIAS: 

* Bianca apresentou o jogo da onça para todos e jogou com sua avó o cai não cai, varetas, pinote dentre outros; 
* Mariana jogou com seu pai o pinote, Jenga Boom, UNO e outros; 
* Kezya Amanda compartilhou com sua mãe o UNO, Jenga Boom, pinote; 
* Josué brincou com seus pais com vários jogos; 
* Gabriel Lindomar ensinou o pai a jogar o pinote e pega varetas;
* Gustavo Henrique brincou com sua mãe e com o colega Eduardo Felipe com o UNO; 
* Mariana socializou com a mãe o pega varetas, UNO, cai não cai; 
* Eduardo Felipe todo feliz socializou com o pai o UNO; 
* Maria Helena brincou com seu pai e com a colega Caren com vários jogos. 

   Para agradecer a todos e valorizar o empenho do grupo, as crianças receberam de presente dois jogos para compartilharem com seus familiares: “Pega varetas e o jogo da onça”, que foram confeccionados pela turma com a orientação das professoras. 
   Após a socialização em sala agradecemos as famílias pelo apoio, com a certeza de que as atividades exploradas com o projeto contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem de cada criança, ampliando assim seus conhecimentos e criando elos de companheirismo e afeto entre todos. Nosso muito obrigada a cada um pelo incentivo e valorização da educação na primeira infância. 

   Para finalizar as vivências do projeto realizamos uma avaliação final, exercitando assim a percepção crítica das crianças em relação as atividades desenvolvidas. 

   Fala das crianças em relação ao projeto: 

* Gabriel Lindomar: “Eu aprendi várias coisas, o pega varetas se mexer tem que passar a vez pro amigo da esquerda, o cai não cai se encostar na vareta tem que tirar a vareta que encostou, eu gostei do projeto, dos jogos, do cai não cai, pega varetas, UNO, Jenga Boom, jogo da onça e o cara a cara”; 
* Josué: “Eu gostei do pinote, pega varetas, cara a cara, jogo da onça, UNO, bafo, pula pirata, cai não cai. Eu aprendi que quando coloca do mesmo lado ele dá um pinote, um susto e eu gostei desse projeto”; 
* Sophia Elena: “Eu gostei de todos os jogos, a minha mãe não sabia o jogo da onça e eu falei para ela fazer um cachorro, meu pai não jogou nenhum jogo quando ele era pequeno. E eu também gostei do projeto porque eu aprendi jogar todos os jogos, porque dai a gente aprende mais”; 
* Mariana Delfino: “Eu gostei só do pega varetas, que não pode mexer o outro palito, foi muito legal jogar com o palito novo eu e meu irmão, meu pai comprou para mim”; 
* Cálita: “Eu gostei de pega varetas, eu gostei de jogar UNO, pirata e eu aprendi a jogar”; 
* Kezya Amanda: “Eu gostei de todos os jogos, meu primo foi lá em casa e me deixou um jogo “Pega varetas”. Eu gostei do projeto porque só tem jogo e jogo é muito bom, é mais bom do que ficar no tablet”; 
* Willian: “Eu gostei do pinote, UNO e do cai não cai e do jogo da onça. Eu gostei do projeto, eu gosto de qualquer jogo, mais o UNO é melhor, foi muito legal”; 
* Maiane: “Eu gostei de todos, mais ou menos do pula pirata porque é muito difícil, primeiro eu gostei do pinote, quando o burro tá aqui se coloca uma coisa pesada ele pula, eu aprendi que não pode mentir, nem mexer as cartinhas e o pega varetas”; 
* Guilherme: “Eu gostei do pega varetas e do pinote, foi bem legal ganhar um jogo”; 
* Emmily Victória: “Eu gostei muito do pega varetas, pula pirata, eu aprendi muitas coisas legais, eu gostei quando o pirata pula”; 
* Maria Helena: “Eu gostei muito do pula pirata e do pinote, porque quando o pinote faz aquele negócio a gente fica com medo e o pirata é difícil achar o lugar para colocar as espadinhas e eu gostei de todos os jogos"; 
* Mikaely: “Eu gostei mais do cara a cara, que não pode falar mentira”; 
* Caren: “Eu aprendi do pinote, pega varetas, da onça e de todos, que tem que prestar atenção não botar as peças no lugar errado”; 
* Matheus Felipi: “Eu gostei de todos os jogos, não pode mostrar as cartas e eu nunca joguei nada em casa”; 
* Mariana Cardoso: “Gostei do pega varetas e do pinote, eu aprendi no pinote que quando coloca as coisas pesadas no segundo lado ele pula”; 
* Bianca: “Eu gostei um monte de coisas, aprendi o cara a cara, mais o UNO e também o bafo e também gostei do pega varetas, o da onça e o cai não cai. Eu achei muito legal e eu joguei e eu fiz um papel da onça e joguei, no dia das crianças a minha irmã foi lá no moinho e comprou um pega varetas para mim”; 
* Gustavo Henrique: “Eu gostei do pinote, da onça e o UNO, eu achei mais legal esse projeto e o pinote é muito legal”; 
* Beatris: “Eu achei legal, eu aprendi todos, mas o mais legal é o UNO”;
* Eduardo Felipe: “Eu aprendi o jogo do pula pirata, do cai não cai, pinote, UNO da Barbie e o outro. Eu gostei mais do UNO, eu achei mais legal. Eu gostei do projeto porque achei divertido, eu tenho um tablet e já baixei um monte de jogos de moto, corrida. Eu gosto de jogar no tablet, mas também dos outros jogos do projeto”. 

   As crianças falaram a respeito dos jogos, do que aprenderam e da alegria de poderem socializar com seus familiares seus aprendizados, demonstrando satisfação por terem tido a oportunidade de brincar e se divertir com respeito. Observamos que o grupo amadureceu em seus aprendizados, tornando-se mais consciente em relação ao convívio social com colegas e adultos, criando elos de carinho, respeito e solidariedade com os outros, levando para sempre esses momentos, multiplicando ideias e socializando conhecimentos.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário