quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Exploração da história: "As tranças de Bintou"

   No mês de novembro trabalhamos com a sequência do projeto institucional: “Kwesu Kesukela? Cosi Cosi”, um termo usado pelos Africanos antes de contar as histórias, o qual as crianças passaram a usar sempre antes das contações. 
  As professoras Márcia, Joceli e Carine dramatizaram a história “As tranças de Bintou”, foi um momento muito prazeroso para todos. 













  Após a dramatização as crianças brincaram de cabeleireiro, algumas meninas pediram para fazer birotes no cabelo como a Bintou, personagem principal da história e outras fizeram as tranças da irmã de Bintou, a Fatou. Algumas meninas mostraram muita habilidade para fazer penteados e fizeram umas nas outras. Os meninos também passaram Gel e arrumaram seus cabelos. 













  As crianças, além de viajarem pelo mundo das histórias e da imaginação puderam conhecer uma outra cultura, a Africana, alguns costumes, como o batizado, a alimentação, as roupas, o modo de arrumar o cabelo, entre outros. 
  As crianças são muito curiosas e sensíveis, com facilidade percebiam semelhanças e diferenças da nossa cultura e do povo Africano. Quando falamos sobre alimentação e trouxemos um peixe e mamão papaya, deixando as crianças sentirem o cheiro, observar sua textura, temperatura, partes do corpo, as crianças logo relacionaram com as suas vivências, algumas nunca tinham visto o peixe, outras já tinham até pescado. 




O peixe foi assado pelas cozinheiras para a degustação da turma.


As crianças ajudaram a preparar a mesa para a refeição. 



Degustando o mamão papaia.



  Faziam relação com o que tem no nosso país e na África, comentando sobre isso com surpresa e diziam: "mas eles também comem essas coisas na África"? 
   Foram conquistadas inúmeras aprendizagens de forma prazerosa e significativa, pois surgiram por meio das histórias que fazem parte do universo infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário